Drezz e Hyt contam a história do coletivo Xemalami no décimo episódio da série Cultura de Periferia em Tempos de Pandemia. Um projeto da Ponte Jornalismo, em parceria com a Todos os Negros do Mundo, cujos episódios estão disponíveis no Youtube. Além disso, são transmitidos pela Rede TVT.
Em Grajaú, São Paulo, nos anos 2000, o coletivo começou a nascer. Para Drezz, foi como algo inevitável. “Fruto dessa carência múltipla, Estado e família. Então, começamos a nos reunir em torno de um pretexto. Aprendemos as técnicas do xadrez e rapidamente associamos com a vida e com a sociedade. Usamos o xadrez como uma ferramenta de luta e transformação.”
No início do projeto, eles ocuparam uma biblioteca abandonada no bairro e assumiram o papel de incentivar a leitura e a ensinar o xadrez.
Os encontros são descritos como inusitados, afinal, jogar xadrez ouvindo rap com certeza faz parte de outra modalidade. Ao unir dois extremos, o coletivo mostra que não há barreiras para a arte e o esporte. Pode até existir uma crença de que um jogo como o xadrez não pertence a quebrada, mas é apenas uma ideia irracional. No fim, a cultura é de todes.
De acordo com o integrante do grupo, Drezz, o esporte e o rap têm uma coisa principal em comum: a responsabilidade. Ainda assim, a união causou curiosidade e aos poucos conquistou o público.
“A princípio, como o xadrez sempre foi tratado como um esporte elitizado, na periferia teve esse impacto. ‘Por que o xadrez e o rap juntos?’ Assim, as pessoas foram se interessando”, relata Hyt.
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Como Xemalami continuou jogando?
A pandemia atingiu a todes e afetou o ritmo do coletivo. Os jogos de xadrez na rua, as rotinas e encontros ficaram para trás. Mas, desde o ano passado, o Xemalami se dedica a compor músicas e a realizar atividades e oficinas de xadrez pontuais de forma online.
Ainda assim, o grupo sonha com os jogos presenciais. “Esperamos que a população se vacine para poder voltar a fazer um xadrez sem muros e reunir todo mundo”, declara Hyt.
Enquanto isso, é possível acompanhar o grupo pelo Instagram e Spotify.