fbpx
19.5 C
São Paulo
sábado, 13 agosto 2022
HomeCinema3 filmes com temática racial para ver no Telecine Play

3 filmes com temática racial para ver no Telecine Play

Assistir filmes e séries em plataformas de streaming já é um hábito muito comum hoje em dia, ainda mais em tempos de isolamento social. Porém, acontece de uma ou outra não ter todos os filmes disponíveis ao mesmo tempo.

Por isso, selecionamos 3 filmes com a temática racial que estão disponíveis no Telecine Play, dois deles lançados recentemente e muito importantes para refletir e debater a respeito do assunto. Mesmo que alguns filmes da lista retratam outras épocas, é claramente possível perceber – e se identificar – com muitas situações que ainda estão presentes nos dias de hoje:

Divulgação

Infiltrado na Klan (2018)

Neste filme de Spike Lee, conhecemos a história de Ron Stallworth (John David Washington), um policial que, em 1978, conseguiu se infiltrar em um grupo da comunidade racista Ku Klux Klan, mesmo sendo negro. Ele se comunica com a comunidade por meio de cartas e telefonemas, enviando outro policial branco em seu lugar quando precisa aparecer fisicamente em encontros.

Por que é necessário: ganhador da categoria de Melhor Roteiro Adaptado, o filme traz uma linguagem dura e crua, típica dos filmes de Spike Lee. O filme te leva às tensões dos personagens de maneira brutal e você termina o filme com a (triste) sensação de que já passou por algo parecido em algum momento da vida.

Divulgação

12 Anos de Escravidão (2013)

Vencedor do Oscar de Melhor Filme, 12 anos de Escravidão tem como cenário a vida de Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), um jovem livre e que vive com tranquilidade junto aos filhos e sua esposa. A vida do rapaz muda completamente quando ele é sequestrado e vendido como um escravo.

Por que é necessário: o filme, que reconstrói a biografia do afroamericano Solomon Northup. É uma trama forte, que mostra de forma crua a violência física e psicológica que os negros sofriam na época da escravidão. Impossível não se comover e não refletir sobre ele – por dias.

Divulgação

O ódio que você semeia (2018)

Starr Carter (Amandla Stenberg) é uma adolescente negra que vê o amigo de infância ser assassinado por policiais brancos no bairro onde mora. Como a única testemunha, ela recebe pressão de todos os lados para se posicionar diante do caso que acaba ganhando proporções inesperadas.

Por que é necessário: a morte de jovens negros inocentes por policiais é um tema recorrente na sociedade, sobretudo nos Estados Unidos, onde se passa a história. É uma trama adolescente cheia de tensão, em que a protagonista não só precisa se posicionar diante dos fatos que a envolve, mas se empoderar e reconhecer o seu lugar no mundo.

Compartilhe

1 COMENTÁRIO

- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES