fbpx
19.5 C
São Paulo
terça-feira, 03 outubro 2023
Home#BemPretaPublicitários Negros lança edital para levar comunicadores negros para Festival de Criatividade...

Publicitários Negros lança edital para levar comunicadores negros para Festival de Criatividade de Cannes Lions

São notórios, apesar do longo caminho a ser percorrido para o êxito, os avanços no processo de inclusão racial dentro do mercado de comunicação e criatividade. Os desafios para a igualdade esbarram em diversos fatores relacionados ao racismo estrutural presente em nossa sociedade, que ainda ecoa fortemente em suas formas objetivas e subjetivas. Ciente deste cenário, e reafirmando uma luta institucionalizada de mais de cinco anos, o coletivo Publicitários Negros se utilizou de sua credibilidade para apoiar a ida de 3 jovens negros ao Cannes Lions com 100% dos custos de deslocamento, hospedagem e alimentação cobertos pela iniciativa. Para tal, o PN convocou o mercado para, por meio da oferta de cotas de patrocínios, servir como pilar essencial da campanha e abre, no dia 18 de abril, o edital para a seleção.

Se a iniciativa soa como novidade perante o público em geral, vale voltar um pouco no tempo para entender o processo que chegou ao objetivo inicial de arrecadação e que, neste momento, convoca jovens talentos negros da área de criação a se inscreverem. Desde o ano passado são mantidas conversas com a organização do festival diante de críticas à falta de representatividade no mais importante evento da área publicitária. Desta forma, Simon Cook, CEO de Cannes, reuniu-se com a equipe e realizou um movimento que permitiu o crescimento de 800% no número de participantes brasileiros negros no evento (de um, no ano passado, o número subiu para oito neste ano). Adicionalmente, o festival ofereceu credenciais de acesso para que os jovens profissionais possam acompanhar o festival in loco.

A partir dessas tratativas, o Publicitários Negros abre a seletiva para que estes jovens profissionais aproveitem a oportunidade de imersão para o aprimoramento profissional e também promovam o desenvolvimento de conteúdos mais plurais e diversos no mercado. De acordo com Luna Lima, presidente do conselho do PN, o mercado tem absorvido a ideia aos poucos. “Graças à colaboração de empresas como a Smiles, a Globo e agências como Wunderman Thompson, Talent Marcel, FCB e Almap BBDO, bem como o apoio de Vox Haus e B&Partners, além de profissionais aliados, nossos jovens talentos terão a chance de sentar-se à mesa e se alimentar direto de uma grande referência para a publicidade no Brasil. Há um movimento de sensibilização quanto à demanda, mostrando que há um entendimento das especificidades quanto à luta por igualdade”, destaca Luna.

A seleção dos 3 jovens contemplados com a bolsa de desenvolvimento criativo se dará a partir da seletiva das ideias apresentadas por eles quanto ao uso da experiência para o desenvolvimento de suas carreiras e da visibilidade de profissionais de mesmo perfil. “Nossa intenção é instituir uma semente que, num futuro breve, tenha alcance para além do mercado publicitário”, comenta Luna.

O Publicitários Negros manterá sua luta para uma cultura mais igualitária, sobretudo em seu mercado de atuação, gerando possibilidades de inclusão, aprimoramento e criação de networking para profissionais negros, em ações constantes para geração de oportunidades. A participação de jovens profissionais nos mais requisitados eventos e ações do mercado é extremamente importante para a criação de um elo saudável em favor da igualdade.

Saiba mais sobre a iniciativa no instagram do PN.

Compartilhe

- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES