19.5 C
São Paulo
sexta-feira, 03 abril 2020
Home Notícia Itaú é criticado pela falta de pessoas negras em programa de trainee...

Itaú é criticado pela falta de pessoas negras em programa de trainee 2020

Novos trainees do Itaú começam a trabalhar em janeiro de 2020 (Foto: Divulgação Itaú/LinkedIn)

Na última quinta-feira (04), o Itaú divulgou uma foto oficial com os aprovados no processo seletivo da empresa para o cargo de trainee. Segundo o banco, mais de 72 mil pessoas se inscreveram no processo e, desses, 125 foram aprovados.

A foto rendeu uma série de críticas ao banco devido à baixa presença de pessoas negras entre as selecionadas. “Diversidade no Itaú é só em propaganda de TV”, critica uma internauta. “Servimos como clientes, apenas”, resume outra.

O Itaú respondeu as dezenas de comentários, que em sua maioria criticavam a falta de diversidade no resultado, com um texto padrão. “Somos um banco feito de pessoas com as mais diversas características e, por isso, sabemos o valor da diversidade para uma organização”, inicia o texto. 

Ao longo do comentário, o Itaú reconhece que tem muito a melhorar e justifica o resultado de seu processo seletivo. “Neste ano, tivemos entre os aprovados mulheres, pessoas com deficiência e autodeclaradas negras”, defende.

A justificativa apresentada pelo banco, entretanto, não foi suficiente para as atenuar as críticas. “Lindo discurso, mas não foi colocado em prática”, respondeu um dos internautas sobre o comentário do Itaú.

População negra

Segundo um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos 207,8 milhões dos moradores do país em 2018, 46,5% se declararam pardos, 9,3% pretos e 43,1% brancos. Ou seja, a proporção de brasileiros que se declaram negros e pardos chegou a 55,8% da população. Essa parte da população, todavia, não se sente representada em muitas áreas, dentre elas o mercado de trabalho.

1 COMENTÁRIO

  1. No dia 13/12 fui aprovada pela consultoria para participar do processo seletivo para vaga de Gerente Digital.
    no andar do Itau na aveinida Vergueiro, não visualizei nenhum colaborador negro.
    Advinha a resposta do processo seletivo um dia depois da nota divulgada sobre a exclusão de negros no processo de trainee.
    Fui reprovada no processo, não realizei nenhum teste, ou seja, o Itau não tinha nenhuma base tecnica para me areprovar no processo seletivo, acredito que de fato diversidade no Itaú é só em propaganda de TV.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Vítima do coronavírus, morre professor que financiava secretamente alunos pobres no RN

Luiz Di Souza financiava por conta própria alunos pobres no Rio Grande do Norte; Professor foi vítima do coronavírus

DJ Jazzy Jeff perdeu olfato e paladar e suspeita que está com coronavírus

Coronavírus não "liga para quem você é”, afirmou Jazzy Jeff que, no Brasil, ficou conhecido por ter interpretado Jazz, o melhor...

Lizzo distribui almoço para equipes médicas das áreas mais afetadas pelo coronavírus

Lizzo doou almoço para vários médicos e enfermeiros (Foto: Divulgação) A cantora Lizzo distribuiu recentemente almoço...

Elza Soares, Djamila Ribeiro, Tia Má: artistas repudiam ataques racistas contra Maju e Thelma

Vários artistas negros repudiaram as ofensas sofridas por Maju e Thelma; TNM selecionou algumas manifestações Maju Coutinho e...

COMENTÁRIOS RECENTES