Notícia

Itaú é criticado pela falta de pessoas negras em programa de trainee 2020

Novos trainees do Itaú começam a trabalhar em janeiro de 2020 (Foto: Divulgação Itaú/LinkedIn)

Na última quinta-feira (04), o Itaú divulgou uma foto oficial com os aprovados no processo seletivo da empresa para o cargo de trainee. Segundo o banco, mais de 72 mil pessoas se inscreveram no processo e, desses, 125 foram aprovados.

A foto rendeu uma série de críticas ao banco devido à baixa presença de pessoas negras entre as selecionadas. “Diversidade no Itaú é só em propaganda de TV”, critica uma internauta. “Servimos como clientes, apenas”, resume outra.

O Itaú respondeu as dezenas de comentários, que em sua maioria criticavam a falta de diversidade no resultado, com um texto padrão. “Somos um banco feito de pessoas com as mais diversas características e, por isso, sabemos o valor da diversidade para uma organização”, inicia o texto. 

Ao longo do comentário, o Itaú reconhece que tem muito a melhorar e justifica o resultado de seu processo seletivo. “Neste ano, tivemos entre os aprovados mulheres, pessoas com deficiência e autodeclaradas negras”, defende.

A justificativa apresentada pelo banco, entretanto, não foi suficiente para as atenuar as críticas. “Lindo discurso, mas não foi colocado em prática”, respondeu um dos internautas sobre o comentário do Itaú.

População negra

Segundo um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos 207,8 milhões dos moradores do país em 2018, 46,5% se declararam pardos, 9,3% pretos e 43,1% brancos. Ou seja, a proporção de brasileiros que se declaram negros e pardos chegou a 55,8% da população. Essa parte da população, todavia, não se sente representada em muitas áreas, dentre elas o mercado de trabalho.

Compartilhe esta notícia
Load More Related Articles
Load More By Lucas Rodrigues
Load More In Notícia

Facebook Comments

Um comentário


  1. Elisangela Santos

    16/12/2019 em 11:42

    No dia 13/12 fui aprovada pela consultoria para participar do processo seletivo para vaga de Gerente Digital.
    no andar do Itau na aveinida Vergueiro, não visualizei nenhum colaborador negro.
    Advinha a resposta do processo seletivo um dia depois da nota divulgada sobre a exclusão de negros no processo de trainee.
    Fui reprovada no processo, não realizei nenhum teste, ou seja, o Itau não tinha nenhuma base tecnica para me areprovar no processo seletivo, acredito que de fato diversidade no Itaú é só em propaganda de TV.

    Responder

deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Além disso, verifique

Prêmio DANDARA vai premiar mulher negra com publicação de um livro

Carina Carvalho lançou o livro de poemas “Corpo ...

Facebook

Newsletter