19.5 C
São Paulo
quinta-feira, 28 maio 2020
Home Opinião Quem você acompanha no YouTube?

Quem você acompanha no YouTube?

(Foto: Reprodução)

Outro dia, cá estava eu rolando o Instagram até chegar numa publicação de alguém que admiro muito. Uma foto preta e branca de um rosto cujos olhos estavam cobertos por um “cansei” escrito. Parei para ler.

Patrícia Avelino tem um canal que aborda make, cabelo, negritude e, sobretudo, aceitação. Eu a conheci pessoalmente num evento em que o TNM participou, o stand up da Tia Má, quando a vi trabalhar com toda sua competência maquiando a estrela da noite.

Aquela mulher, mulher negra, mãe, maquiadora, YouTuber, empreendedora e tantas outras coisas deixava transparecer seu amor pelo que faz. Talvez por isso, seja ainda mais cansativo lidar com um canal que existe há 10 anos e há apenas 05 está na corrida das blogueiras, como a própria Patricia explica em sua publicação.

“Sinto que estou correndo uma maratona mas na esteira da academia”, a youtuber cita em parte do texto, ao lembrar que falta reconhecimento e abordar o padrão das blogueiras contratadas por marcas.

Patrícia lembra que este perfil é composto por mulheres de 18 a 25 anos, magras, sem filhos, com muitos seguidores e uma realidade diferente da realidade dela. E me dispus a pensar que não somos as marcas, mas que as influenciamos nestas escolhas.

E aí, quem temos acompanhado no YouTube? Ou mesmo no Instagram ou qualquer outra rede social que rodeia nossa vida. Quem temos apoiado? Por fim, a Patrícia, apoiada pelas Avelindas, decidiu continuar. Mas quando aprenderemos a apoiar a nossa rede e consolidar o seu sucesso?

Fiquei pensando sobre isso durante toda a semana e quis dividir com vocês. Porque eu admiro a Patrícia Avelino e muitas outras mulheres negras que buscam espaço na comunicação diariamente com muitos desafios e só este texto já é um sinal de apoio à nossa rede.

Amanda Sthephaniehttp://www.todosnegrosdomundo.com.br
Preta. Pobre. Poeta. Periférica. Prounista. Filha de Oxum, tem paixão pela palavra e estuda o último ano de Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Érico Brás fala sobre quando foi confundido com ladrão na Bahia

O ator e apresentador Érico Brás contou sobre como foi quando policiais o confundiram com um ladrão, na Bahia. Durante uma live com Fábio...

Thelma fala sobre ataques racistas em entrevista

Thelma participou hoje (28) pela manhã do programa Encontro com Fátima Bernardes. Durante a conversa com a apresentadora, ela falou sobre os...

A Moda 3D – “embora muitas marcas possam seguir o meu exemplo, é importante observar que uma mulher negra fez isso primeiro” – Anifa...

Com grandes lojas fechando suas portas devido à crise na indústria da moda ocasionada pelas diversas limitações da pandemia COVID-19 e o...

Vaza versão completa de Same Old Love na voz de Rihanna

Vazou na internet uma versão de Same Old Love, música originalmente gravada por Selena Gomez, na voz de Rihanna. A música, lançada...

COMENTÁRIOS RECENTES