O São Paulo Fashion Week (SPFW) decidiu que será obrigatória a cota racial de 50% para modelos negros, afrodescendentes e indígenas em todos os desfiles. Essa decisão foi anunciada diretamente às marcas que participarão dos desfiles através de um comunicado.
SPFW, tivemos aumento no número de estilistas que nos representam?
A decisão já começa a valer na próxima edição do SPFW, que celebra os 25 anos do evento e acontece na próxima semana, entre o dia 04 e 08 de novembro.
“É obrigatório que a grife mantenha mínimo de 50% de modelos entre negros, afrodescendentes e/ou indígenas, do total dos modelos participantes em seu desfile. Serão considerados modelos afrodescendentes aqueles com ascendente por consanguinidade até o 2º grau. Os nomes destes modelos devem ser destacados na lista de casting.”, diz o comunicado.
Antes da obrigatoriedade, o evento recomendava que parte do cast de modelos fosse composto por negros, afrodescendentes e indígenas. Quem descumprir a regra estará de fora da edição de 2021 do evento.
O SPFW acontecerá de forma virtual (com todas as recomendações de prevenção ao coronavírus) entre os dias 04 e 08 de novembro. Além do desfile, peças e filmes serão exibidos no canal do YouTube do evento e haverá projeções espalhadas pela cidade.