fbpx
19.5 C
São Paulo
segunda-feira, 17 janeiro 2022
HomeModaSPFW, tivemos aumento no número de estilistas que nos representam?

SPFW, tivemos aumento no número de estilistas que nos representam?

SPFW, saiba  quantos somos em porcentual de estilistas na maior semana de moda do Brasil num cenário marcado pela falta de representatividade preta – a indústria da moda

O ano de 2020 foi difícil para a economia devido a pandemia e marcado por diversos debates e polêmicas em torno da questão racial, o que gerou expectativa se nesta edição dos 25 anos do evento haveriam ações para inclusão de gente preta em todos os setores destacando a posição de estilistas e proprietários de marca. Afinal, teremos aumento no número de estilistas que nos representem na SPFW edição de 25 anos?

É de conhecimento de todos que pouco (ou nada) é feito na indústria para por fim a hegemonia sistematicamente branca que marcam uma das principais semanas de moda brasileira, a SÃO PAULO FASHION WEEK – SPFW. 

Neste ano, o evento acontecerá de forma 100% digital entre 4 e 8 de novembro. As marcas irão apresentar as coleções por vídeo a partir das 19h no Instagram (@spfw) e canal do evento no Youtube. E, com 36 marcas a se apresentarem conheça quantas são de propriedade de gente preta.

Luiz Claudio Silva

Luiz Claudio Silva

Mineiro fundador e diretor criativo da marca Apartamento 03 (2006), Luiz Claudio Silva, deverá apresentar coleção com identidade marcada pelo uso de técnicas manuais e tecidos nobres.  Silva, debutou na SPFW em 2015 atendendo clientes de todas as idades e de gosto sofisticado, característica das peças de Silva retratadas nos detalhes de acabamento e design impecáveis. Recentemente, Luiz Claudio se posicionou sobre as  questões sociais em torno do racismo e sustentabilidade na moda.

“…penso que a pandemia tenha deixado muita coisa exposta, mas todos esses assuntos sempre foram urgentes. Desde sempre o sistema moda seguiu sendo conduzido por um grupo de privilegiados, e claro, os maiores beneficiados por essa estrutura. Alguma movimentação tem acontecido pela própria articulação e potência entre os pretos na moda. É uma felicidade ver essa turma que se parece comigo chegando… é de um orgulho sem tamanho…”

“…imagine quando comecei se eu me via em alguns espaços? Continuei meu trabalho por estratégia. Foi violento muitos dos episódios e quase nunca disse. Não havia lugar a quem falar…”

“…Nenhuma novidade os casos de racismo… Se há na indústria da moda quem não tenha empatia pelo outro, há menos ainda para questões socio-ambientais…”

Sobre o futuro da criação de moda, Luiz Claudio a enxerga como inclusiva sempre e continua a acreditar que o futuro da moda será colaborativo. Os planos para o futuro da marca será criar loja/atelier em BH e ter um e-commerce.

Modelos no desfile SPFW para marca Apartamento 03
Desfile APARTAMENTO 03 na SPFW N47

Angela Brito

Angela Brito

Angela Brito

Cabo-verdiana Angela Brito fundou sua marca no Rio de Janeiro em 2014, onde reside a duas décadas. Aos 9 anos morou em Portugal retornando a Cabo Verde aos 17. Formada em engenharia de telecomunicação pela Federal Fluminense (UFF), aventurou-se nos cursos de moda tendo sua estreia nas passarelas pela Casa de Criadores com sua marca carregada de elementos de Cabo Verde que contam sua história.

Modelos vestem Angela Brito - SPFW
Modelos vestem coleção de Angela Brito

A estilista segue a linha minimalista/futurista em design contemporâneo com  recortes assimétricos que agregam sofisticação em todas as suas peças. Em entrevista a cremosa Angela Brito revela que cria suas coleções como alguém não nativa, e como migrante conta sua historia através de suas coleções e o que provavelmente apresentará na próxima edição da SPFW.

Desfile Angela Brito -  SPFW
Desfile Angela Brito

Isaac Silva

Isaac Silva
Isaac Silva

Baiano de Barreiras, cidade a 800 quilômetros de Salvador, Isaac Silva dispensa apresentações no mundinho fashion, pois é conhecido pelo slogan: “Acredite no seu Axé”, frase que leva ao “pé da letra” e que leva o nome de uma de suas coleções, tendo como espécie de filosofia de vida.  E, com mais de 5 anos de história de sua marca própria no mercado,  desde sempre desafia o preconceito racial com criações marcadas por referência Afro-Brasileiras e indígenas. O estilista, atualmente é o preferido das celebridades conquistando desde Elza Soares a Gaby Amarantos. Formado em Design e Gestão de moda, Isaac Silva além de estilista e tecnólogo em produção do vestuário devido ao seu carisma tornou se o queridinho de  influenciadores, fashionistas e artistas que aguardam ansiosos pela coleção que deve ser apresentada na SPFW.

Tudo sobre o sucesso que foi o desfile Acredite no seu Axé de Isaac Silva.

Desfile Isaac Silva - SPFW
Desfile Isaac Silva

Os 3 três cremosos irão se apresentar na São Paulo Fashion Week – SPFW no mesmo dia (08/11) nos horários abaixo e transmitido a partir das 19h nas redes sociais do evento.

15h30 – Apartamento 03 – Luiz Claudio Silva

18h30 – Angela Brito

20h30 – Isaac Silva

Enfim, a resposta a pergunta do post é –  ainda não foi desta vez! porém mantivemos na edição dos 25 anos do evento a média dos 8% de representatividade em números de estilistas/proprietários de marca comparado as edições anteriores do total de estilistas a se apresentarem na SPFW.

Compartilhe

Carol Lee Dutrahttp://www.todosnegrosdomundo.com.br
Graduada em Gestão e Design de Moda pela Universidade Euro-Americana de Brasília atuo como Colunista de Moda na plataforma TNM e atual presidente da ONG IMNEGRA de auxílio e capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade.
- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES