Gira Geral teve sua estreia com a sua primeira edição em 9 de setembro no YouTube. O primeiro episódio contou com a narração da cantora Elza Soares. A escolha não podia ter sido melhor, acima de tudo, porque sua voz é inconfundível e marca um grito de luta e resistência. Mas as atrações não param por aí: o projeto traz Juliana Linhares, Dora Morelenbaum, Késia Estácio, Blackyva, Josi Araújo e Ilessi + Vovô Bebê no time.
Cada artista se apresenta semanalmente com quatro canções. Além disso, serão lançadas como EPs nos aplicativos de música. O objetivo do projeto é unir a causa social e a música. As artistas podem escolher um tema para ser apoiado nos programas.
A ideia nasceu na pandemia. Seu intuito é principalmente ajudar os artistas e as causas sociais nesse momento. A cantora Mariana Jascalevich, a antropóloga Maria Pierro Gripp e o engenheiro de som Igor Ferreira se uniram para criar o “Gira Geral.”
“É um projeto que nasce da urgência, necessidade e desejo de impactar positivamente o setor cultural e a sociedade de maneira geral, mas focando na comunicação, capacitação e distribuição de renda”, afirma Mariana.
Com uma curadoria diversa e artistas independentes, o projeto promete entreter e também trazer mais consciência. Por isso, Elza Soares foi a escolha perfeita para abrir o projeto.
Mart’nália lança música para filme “Um Casal Inseparável”
As causas sociais do “Gira Geral”
Cada artista escolheu um projeto para apoiar, afinal, o intuito é dar visibilidade a diferentes vozes. Dentre eles temos: Manguinhos Solidário, projeto que promove a segurança alimentar com distribuição de insumos básicos em Manguinhos (RJ) escolhido por Ilessi e Vovô Bebê.
Anjinho Feliz é uma instituição que presta assistência social, educacional, esportiva, cultural e de saúde para crianças e jovens em estado de vulnerabilidade social na Cidade Nova (RJ) indicada por Késia Estácio.
Já a Casa Nem, causa de Blackyva, é um espaço de acolhimento e apoio a travestis, transexuais e transgêneros na Lapa (RJ).
SOS Pantanal foi a escolha de Dora. O instituto socioambiental promove diálogos e ações para a preservação do Pantanal (MT).
A Trupe do Mangue, indicada por Josi Araujo, é um projeto artístico e social que oferece aulas de diversas linguagens artísticas na Ilha da Gigoia (RJ).
Por fim, temos o AMICO – Amigos do Coração, projeto que promove operações cardiovasculares de alta complexidade em pacientes carentes (RN), causa da potiguar Juliana Linhares.
Programação
Ao todo, são seis apresentações. Confira as atrações para prestigiar a todes:
9/9: Juliana Linhares
16/9: Késia Estácio
23/9: Josi Araújo
30/9: Blackyva
7/10: Ilessi + Vovô bebê
14/10: Dora Morelenbaum