Dando continuidade à programação de difusão da arte preta e periférica, o Festival Território Dente de Leoa, que começou no dia 13 de novembro, apresenta o Cine Afro Infância, dando destaque a filmes com representatividade negra. O Festival, que acontece até o dia 26 de novembro, traz um olhar direcionado a potências pretas que promovem arte e difundem a herança dos valores civilizatórios afro-brasileiros. Os filmes que serão exibidos com foco no público infantil são ‘Cada um na sua casa’, da Dreamworks e ‘Zarafa’, original da França.
De acordo com um estudo realizado pela Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), apenas 20% dos filmes em Hollywood são estrelados por negros. O número de protagonistas negros ou negras subiu de 13,9% para 19,8%, o que ainda representa cerca de um em cada cinco filmes estrelados por personagens negros. Ainda sob o recorte de raça, homens negros ainda são muito mais representados do que mulheres negras (em 86 filmes contra 29). Ou seja, iniciativas como o Cine Afro Infância fazem um papel essencial ao levar, para meninas e meninos negros, filmes que reforçam a importância do protagonismo negro na construção de autoestima da população preta.
O Dente de Leoa é um coletivo itinerante de mulheres protagonistas na missão de conectar as heranças de valores civilizatórios e semear ideias colaborativas. E o Festival Território Dente de Leoa, com organização de Aline Almeida, Black Sisi, Valeria Zion e Mana Bella, tem como objetivo mobilizar os artistas do bairro Cidade Ademar a ocupar os espaços públicos e reivindicar o direito a usufruir e transformar o território num espaço que promove e produz cultura, mesmo sem quase nenhum equipamento ou incentivo cultural.
O festival faz parte do projeto Segue o Baile: Arte, Mobilização e Memória do Coletivo Dente de Leoa, contemplado pela 5ª Edição do Programa de Fomento à Cultura da Periferia da Cidade de São Paulo da Secretaria Municipal de Cultura.
PROGRAMAÇÃO FESTIVAL TERRITÓRIO DENTE DE LEOA – 16 e 17 DE NOVEMBRO
Cine Afro infância
Filmes de Temática Racial
Horário: A partir das 10h00
Local: R.Henrique da Costa, 348 – Jardim Itacolomi, São Paulo – SP, 04386-000
SERVIÇO
Festival Dente de Leoa – Programação multicultural e debates envolvendo temáticas como reflexões sobre território
Data: 13 a 26 de novembro
Mais informações sobre a programação em: https://www.instagram.com/coletivodentedeleoa/
SINOPSES DO CINE AFRO
Cada Um na Sua Casa – DreamWorks
Horário de Exibição: 16h às 15h
Site: http://www.cadaumnasuacasa.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/CadaUmNaSuaCasa
Quando a Terra é invadida pelos confiantes Boov – uma raça alienígena em busca de um novo lar – todos os humanos são prontamente deslocados, enquanto os Boov se ocupam de organizar o planeta. Porém uma esperta garota chamada Tip (Rihanna) consegue evitar ser capturada e acidentalmente transforma-se em cúmplice de um Boov exilado chamado Oh (Jim Parsons). Os dois fugitivos percebem que há muito mais em risco que um simples dano às relações intergaláticas e embarcam na aventura de suas vidas.
Estreia: Março de 2015.
Elenco: Jim Parsons, Rihanna, Steve Martin, Jennifer Lopez
Diretor: Tim Johnson
Zarafa
Horário de exibição: 17h às 18h
Diretor: Jean-Christophe Lie, Rémi Bezançon
Elenco: Clara Quilichini, Déborah François, François-Xavier Demaison, Max Renaudin Pratt, Mohamed Fellag, Mostéfa Stiti, Philippe Morier-Genoud, Roger Dumas, Ronit Elkabetz, Simon Abkarian, Thierry Frémont, Vernon Dobtcheff
País de origem: França/Bélgica
Ano de produção: 2011
Classificação: 10 anos
SOBRE O FESTIVAL
Criado em 2020, pelo coletivo de mulheres Dente de Leoa da Cidade Ademar, na Zona Sul de São Paulo, o Festival Dente de Leoa tem como missão inspirar a ocupação com arte e mobilizar pessoas para transformar coletivamente o território em que vivem, direcionando o olhar para as potências pretas, que promovem arte e difundem a herança dos valores civilizatórios afro-brasileiros.
SOBRE O CINE AFRO INFÂNCIA
Cine Afro Infância é uma proposta em parceria com o Coletivo Movimento Arte Plural Perus promove encontros de apreciação de filmes com representatividades negras importantes para o desenvolvimento das nossas crianças.