fbpx
19.5 C
São Paulo
quarta-feira, 08 dezembro 2021
HomeNotíciaFestival Território Dente de Leoa apresenta filmes com temática racial para crianças

Festival Território Dente de Leoa apresenta filmes com temática racial para crianças

‘Cada Um na Sua Casa’ e ‘Zarafa’ fazem parte da programação do Cine Afro Infância

Dando continuidade à programação de difusão da arte preta e periférica, o  Festival Território Dente de Leoa, que começou no dia 13 de novembro, apresenta o Cine Afro Infância, dando destaque a filmes com representatividade negra. O Festival, que acontece até o dia 26 de novembro, traz um olhar direcionado a potências pretas que promovem arte e difundem a herança dos valores civilizatórios afro-brasileiros. Os filmes que serão exibidos com foco no público infantil são ‘Cada um na sua casa’, da Dreamworks e ‘Zarafa’, original da França.

De acordo com um estudo realizado pela Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), apenas 20% dos filmes em Hollywood são estrelados por negros. O número de protagonistas negros ou negras subiu de 13,9% para 19,8%, o que ainda representa cerca de um em cada cinco filmes estrelados por personagens negros. Ainda sob o recorte de raça, homens negros ainda são muito mais representados do que mulheres negras (em 86 filmes contra 29). Ou seja, iniciativas como o Cine Afro Infância fazem um papel essencial ao levar, para meninas e meninos negros, filmes que reforçam a importância do protagonismo negro na construção de autoestima da população preta.

O Dente de Leoa é um coletivo itinerante de mulheres protagonistas na missão de conectar as heranças de valores civilizatórios e semear ideias colaborativas. E o Festival Território Dente de Leoa, com organização de Aline Almeida, Black Sisi, Valeria Zion e Mana Bella, tem como objetivo mobilizar os artistas do bairro Cidade Ademar a ocupar os espaços públicos e reivindicar o direito a usufruir e transformar o território num espaço que promove e produz cultura, mesmo sem quase nenhum equipamento ou incentivo cultural. 

O festival faz parte do projeto Segue o Baile: Arte, Mobilização e Memória do Coletivo Dente de Leoa, contemplado pela 5ª Edição do Programa de Fomento à Cultura da Periferia da Cidade de São Paulo da Secretaria Municipal de Cultura.

Festival Território Dente de Leoa ganha nova edição e ressalta a importância do território e da difusão da arte preta periférica

PROGRAMAÇÃO FESTIVAL TERRITÓRIO DENTE DE LEOA – 16 e 17 DE NOVEMBRO

Cine Afro infância
Filmes de Temática Racial
Horário: A partir das 10h00
Local: R.Henrique da Costa, 348 – Jardim Itacolomi, São Paulo – SP, 04386-000

SERVIÇO
Festival Dente de Leoa – Programação multicultural e debates envolvendo temáticas como reflexões sobre território
Data: 13 a 26 de novembro
Mais informações sobre a programação em: https://www.instagram.com/coletivodentedeleoa/ 

SINOPSES DO CINE AFRO

Cada Um na Sua Casa – DreamWorks
Horário de Exibição: 16h às 15h
Site: http://www.cadaumnasuacasa.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/CadaUmNaSuaCasa

Quando a Terra é invadida pelos confiantes Boov – uma raça alienígena em busca de um novo lar – todos os humanos são prontamente deslocados, enquanto os Boov se ocupam de organizar o planeta. Porém uma esperta garota chamada Tip (Rihanna) consegue evitar ser capturada e acidentalmente transforma-se em cúmplice de um Boov exilado chamado Oh (Jim Parsons). Os dois fugitivos percebem que há muito mais em risco que um simples dano às relações intergaláticas e embarcam na aventura de suas vidas.

Estreia: Março de 2015.
Elenco: Jim Parsons, Rihanna, Steve Martin, Jennifer Lopez
Diretor: Tim Johnson

Cine Afro Infância faz parte do Festival Território Dente de Leoa. (Foto: Reprodução)

Cada Um na Sua Casa

Zarafa
Horário de exibição: 17h às 18h
Diretor: Jean-Christophe Lie, Rémi Bezançon
Elenco: Clara Quilichini, Déborah François, François-Xavier Demaison, Max Renaudin Pratt, Mohamed Fellag, Mostéfa Stiti, Philippe Morier-Genoud, Roger Dumas, Ronit Elkabetz, Simon Abkarian, Thierry Frémont, Vernon Dobtcheff
País de origem: França/Bélgica
Ano de produção: 2011
Classificação: 10 anos

SOBRE O FESTIVAL

Criado em 2020, pelo coletivo de mulheres Dente de Leoa da Cidade Ademar, na Zona Sul de São Paulo, o Festival Dente de Leoa tem como missão inspirar a ocupação com arte e mobilizar pessoas para transformar coletivamente o território em que vivem, direcionando o olhar para as potências pretas, que promovem arte e difundem a herança dos valores civilizatórios afro-brasileiros.

SOBRE O CINE AFRO INFÂNCIA

Cine Afro Infância é uma proposta em parceria com o Coletivo Movimento Arte Plural Perus promove encontros de apreciação de filmes com representatividades negras importantes para o desenvolvimento das nossas crianças.

Compartilhe

Cristhiane Faria
Cristhiane Faria tem sol e mercúrio em Gêmeos, é poeta, modelo e taróloga. Por essas e outras se considera uma griot em Diáspora. É graduada em Relações Públicas e Fundadora da GRIOT Assessoria, agência com a missão de perpetuar as histórias de artistas, eventos e criadores de conteúdo pretos pela mídia e na internet. Contato: [email protected]
- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES