Você deve se lembrar das discussões a respeito do racismo nos algoritmos. Ela ganhou destaque com personalidades como Sá Ollebar e Roger Cipó. A gente até falou sobre isso brevemente aqui. Mas a questão era (e é) o fato de pessoas negras não terem tanta visibilidade nas redes. Primeiramente, isso faz com que o conteúdo que essas pessoas acreditam ser importante não chegue a tantas pessoas. Depois, significa não chegar a empresas também, que podem se interessar em usar seus perfis como canal de divulgação. E então isso significa falta de oportunidade e perpetuação de desigualdades. Bem, parece que algumas empresas, como a Aspen Pharma, estão tentando mudar isso.
A filial brasileira da Aspen Pharma lançou, em outubro, a nova campanha em filme do Leite de Magnésia de Phillips. A Aspen Pharma é uma empresa sul-africana e uma das maiores fabricantes de medicamentos do mundo. O nome da campanha é “Genuíno como você”. Nas palavras do Diretor de Marketing da Aspen Pharma, Jackson Figueiredo, o objetivo da campanha era o de trazer o produto para um manifesto sobre autocuidado, diversidade e sobre o que é ser genuíno. Para quem não sabe, o Leite de Magnésia de Phillips é indicado para o alívio dos sintomas da azia, má digestão e intestino preguiçoso.
Genuíno Como Você
Ainda sobre o filme, Figueiredo acrescenta: “Na embalagem do Leite de Magnésia de
Phillips temos estampada a palavra ‘genuíno’. A partir disso, surgiu a campanha ‘Leite de Magnésia de Phillips, Genuíno como Você’, com um olhar diverso e único de cada artista”. Isso porque para a campanha também preza pela urgência de promover um mundo melhor e zelo pelo próximo. Dessa forma, a Aspen Pharma visa aumentar a diversidade da companhia. Os resultados já são visíveis na própria campanha.
Aspen Pharma e a diversidade
Para isso, a campanha, criada pela XV Comunicação, convidou 8 ilustradoras de diversas regiões do Brasil. O objetivo é realçar a legitimidade do autocuidado feminino e da diversidade, ou seja, incluir narrativas e perspectivas diversas. As ilustradoras são: Aline Santana, Bruna Romero, Erika Lourenço, Fer Rodrigues, Lhaiza Morena, Luiza de Souza, Mel Cerri e Mitti Mendonça. Conheça algumas delas abaixo:
Fer Rodrigues
Fernanda Rodrigues é artista visual. Suas ilustrações incorporam um estilo romântico e surrealista. Além disso, o trabalho da Fer se dispõe a expressar o feminino “em sua mais distinta forma de ser”.
Lhaiza Morena
Lhaiza Morena é ilustradora e estudou Computação Gráfica na Escola SAGA. Atualmente, suas funções incluem Arte-Final e Diretora de Arte em uma agência de marketing e ilustradora freelancer.
Mitti Mendonça
Mitti Mendonça (1990-) é artista têxtil e Ilustradora. Em 2017, ela criou o selo Mão Negra Resiste, para alinhavar a história do bordado, que circula há quase 100 anos entre as mulheres de sua família. Mas não para por aí. Mitti também usufrui das técnicas de bordado e ilustração. Sua pesquisa perpassa as poéticas negras, a memória, o feminismo negro, o afeto e a ancestralidade. Como se isso não fosse suficiente, ela também atua no circuito Latino-Americano de Feiras de Arte Impressa e exposições. É natural de São Leopoldo-RS, onde reside e tem seu ateliê.
E parece que, às vezes, nossas reivindicações são ouvidas. Depois de se manifestarem publicamente nas redes sociais a respeito do alcance de seus perfis, alguns influenciadores foram escolhidos pela Aspen Pharma para uma parceria que visa ainda mais diversidade no trabalho.
Antes que você pergunte, os perfis dos influenciadores também estão aqui! Os envolvidos na divulgação desta campanha são o fundador da Black Influence, Ricardo Silvestre, e os influenciadores Roger Cipó, Sá Ollebar e Xan Ravelli.
Políticas internas
Para que a mudança efetivamente aconteça, sabemos que um projeto deve ir muito além do marketing. Por isso, como políticas internas, em junho do ano passado a Aspen Pharma também oficializou seu Programa de Diversidade e Inclusão (D&I), que é parte de uma iniciativa global.
Nesse sentido, uma das contratações inclui a primeira colaboradora transgênero da companhia, cuja contratação aconteceu por uma parceria com a TransEmpregos. Esperamos que outras mudanças venham!
Ficha Técnica
LEITE DE MAGNÉSIA DE PHILLIPS – hidróxido de magnésio 8% (p/v). Indicação:
Como laxante suave para o tratamento da prisão de ventre ocasional e como antiácido, para alívio de azia e excesso de acidez no estômago. MEDICAMENTO DE NOTIFICAÇÃO SIMPLIFICADA RDC N°. 199/2006. AFE 1.03764-8. Produto notificado, promovido e comercializado por Aspen Pharma Indústria Farmacêutica Ltda. Endereço: Avenida Acesso Rodoviário Módulo 1 – Quadra 9 – Bairro Tims, Serra, Espírito Santo. SAC: 0800 026 23 95 ǀ [email protected]. NÃO USE ESTE MEDICAMENTO EM CASO DE DOENÇA DOS RINS. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. 01/04/2019. V.03.
Sobre a Aspen no Brasil
Com onze anos de atuação no Brasil, sede no Rio de Janeiro e fábrica em Serra/ES, a Aspen Pharma oferece ao mercado brasileiro medicamentos anestésicos, fitoterápicos, de prescrição, SNC e OTC, cardiometabólicos, biotecnológicos, anticoagulantes e antiplaquetários. Integram o portfólio da companhia diversos produtos de referência no mercado, como: Diprivan, Calman, Leite de Magnésia de Phillips, Magnésia Bisurada, Omcilon-A Orabase, Kwell, Zyloric, Insunorm, Alcachofra, Imuran, Enablex, Aldomet, Suplan, Arixtra e Agrastat, entre outros. A Aspen Pharma Brasil é reconhecida há seis anos (2014 a 2020) pelo Great Place To Work como uma das melhores empresas para se trabalhar, já tendo conquistado os selos nas categorias Rio de Janeiro, Farmacêutica, Mulher, Brasil e LGBTQI+. Para mais informações, acesse www.aspenpharma.com.br
Sobre a Aspen no mundo
A Aspen Pharmacare é a principal companhia farmacêutica do continente africano, a maior indústria farmacêutica do Hemisfério Sul e uma das maiores fabricantes de medicamentos no mundo. Com 24 plantas produtivas, em 18 indústrias nos seis continentes, a companhia desenvolve seus produtos sob o comando de cientistas altamente qualificados e em parceria com outras farmacêuticas globais e centros de pesquisa de renome. Atualmente, o Grupo conta com mais de 10 mil funcionários em todo o mundo e fornece produtos para 144 países ao redor do globo. Para mais informações, acesse www.aspenpharma.com