19.5 C
São Paulo
quinta-feira, 28 maio 2020
Home Me Representa 5 youtubers pretas pra você ficar de olho

5 youtubers pretas pra você ficar de olho

Quem é preta sabe das dificuldades que enfrenta por conta do racismo. E sabe também que é mais difícil ainda passar por tudo isso sozinha, sem ter outras mulheres com quem conversar sobre padrões estéticos e cobranças socialmente criadas, que nos fazem sentir culpadas por sermos quem somos.

Se pararmos para procurar alguém que fale por nós na mídia brasileira, a coisa fica ainda mais branca: poucas são as comunicadoras que ganham destaque, e quando ganham, geralmente são vetadas de tratar questões raciais. A lista de canais com mais inscritos no YouTube em 2016, por exemplo, não conta com o nome de nenhuma negra. Não que a plataforma que hospeda vídeos seja racista, mas os vídeos que ganham destaque são aqueles que tem mais procura. E se youtubers pretos não conseguem visibilidade, é por que os holofotes não estão voltados para eles.

Pensando nisso, e querendo divulgar o trabalho de negras de sucesso nessa rede, separamos uma pequena lista com nomes de mulheres que acreditamos, com canais inspiradores, críticos e que oferecem espaços de discussão saudáveis e enriquecedores. Vamos lá?

Joyce Gervaes

Joyce é dona do canal Joyce Show onde fala de empoderamento sob as suas lentes enquanto mulher negra e gorda, sempre abordando os assuntos de maneira divertida e trazendo seus relatos pessoais para a conversa.

Nátaly Neri

A jovem Nátaly é estudante de ciências sociais e também o rosto dentro do canal Afros e Afins, onde trata de um mix de assuntos que envolvem racismo, consumo consciente, veganismo e pautas lgbt.

Fabiana Lima

Dentro do Beleza de Pretas, Fabiana propõe conversas aprofundadas com suas seguidoras sobre estética negra, vida profissional, afetividade e autoestima.

Lorena Monique

Neggata é o nome do canal criado pela estudante Lorena, onde ela trabalha privilégios sociais de maneira irônica e irreverente. Lorena também já discutiu feminicídio, apropriação cultural e outros temas relevantes dentro do movimento negro.

Luci Gonçalves

A carioca Luci Gonlçalves é dona do SOS Girls, seu espaço para falar de cabelos e maquiagem de maneira leve, mas sem deixar a criticidade de lado.

 

BÔNUS: Angela Peres

A Angela é colunista aqui no TNM e também tem um canal! No Deixa Meu Black Passar ela faz entrevistas e também dá suas percepções sobre beleza negra, ancestralidade e representatividade.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Érico Brás fala sobre quando foi confundido com ladrão na Bahia

O ator e apresentador Érico Brás contou sobre como foi quando policiais o confundiram com um ladrão, na Bahia. Durante uma live com Fábio...

Thelma fala sobre ataques racistas em entrevista

Thelma participou hoje (28) pela manhã do programa Encontro com Fátima Bernardes. Durante a conversa com a apresentadora, ela falou sobre os...

A Moda 3D – “embora muitas marcas possam seguir o meu exemplo, é importante observar que uma mulher negra fez isso primeiro” – Anifa...

Com grandes lojas fechando suas portas devido à crise na indústria da moda ocasionada pelas diversas limitações da pandemia COVID-19 e o...

Vaza versão completa de Same Old Love na voz de Rihanna

Vazou na internet uma versão de Same Old Love, música originalmente gravada por Selena Gomez, na voz de Rihanna. A música, lançada...

COMENTÁRIOS RECENTES