O pré-lançamento de “Tesouros dos Nossos Ancestrais” é promovido pela Comitiva do Palácio de Ifé, reunindo reis e babalawos escolhidos por Sua Majestade Imperial Ooni de Ifé. O projeto visa a cooperação cultural, turística e econômica entre o Brasil e a Nigéria.
O mês da Consciência Negra é celebrado anualmente no Brasil para refletir sobre as dificuldades enfrentadas pela população negra brasileira e, também, para celebrar as suas conquistas.
Durante este período, revisitamos a história, nossos laços com África, nossas memórias culturais e religiosas de origem iorubá. Estabelecer esta conexão entre Brasil e o continente africano, mais precisamente a Nigéria, tem sido um desafio constante da Casa Herança de Oduduwa, instituto localizado no Rio de Janeiro cuja principal finalidade é a de estreitar laços e construir pontes que facilitem o intercâmbio cultural e econômico entre estes dois países conectados por laços fraternais há séculos.
Impulsionado por Sua Majestade, o Rei Ooni de Ifé, Ojaja II, os esforços da Casa Herança têm reverberado em projetos importantes como o Tesouro dos Nossos Ancestrais, o qual envolve uma série de ações que serão apresentadas durante o evento “Tesouros dos Nossos Ancestrais”, que acontecerá no dia 17 de novembro, às 15h, na quadra da escola de samba Unidos de Vila Maria, com a finalidade de aproximar e reconectar-nos com a nossa ancestralidade iorubana, através do programa Back To Home.
Durante o evento, que será aberto e gratuito, a comitiva real formada pelos reis Joseph Adebayo Adewole – Oba Ajero do reino de Ijero, Estado de Ekiti, Oba Kayode Adenekan Afolabi – Alapomu de Apomu – Estado de Osun, além dos Babalawos Dr Whit, sr. Adekunle Olokooba e do sr. Moses Olafare, chefe de comunicação do Palácio de Ifé, representam SMI para realização do programa Back To Home, projeto que será oficialmente lançado em março de 2022, aproveitando a segunda visita de OONi Ile Ifé, Ojaja II ao país.
“Risadas Pretas Importam” dia 20 no Theatro Municipal
O que são os Tesouros dos Nossos Ancestrais?
“Receber iorubás no território brasileiro neste período é motivo de festa, pois demonstra que o Palácio de Ifé e toda a iorubalandia está atenta aos filhos de Oduduwa espalhados pela América, demonstrando apoio em suas lutas e celebrando juntos suas conquistas, entre elas, esta reconexão com nossa Ilê Aye: Ilê Ifé.”
“O programa Back to Home será lançado, oficialmente, por SMI Ooni Ilê Ifé em março no Brasil e é um caminho de reaglutinação de famílias que foram dissolvidas por força do tráfico negreiro. Voltar para casa é mais do que um desejo dos afro-brasileiros, é uma necessidade para entender sua história, emponderar-se de seus tesouros e heranças ancestrais e serem capaz de desenvolver os lugares onde pisarem”, diz Ajoyemi Osunleye, presidente da Casa Herança e representante de Sua Majestade no país.
Durante o encontro, que pretende reunir lideranças e personalidades pretas, haverá mostras e apresentações de samba e cultura afro por ocasião das celebrações em torno da Semana da Consciência Negra.
O Grêmio Recreativo Cultural Social Escola de Samba Unidos de Vila Maria é uma escola de samba do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo, fundada em 1954, sediada no bairro do Jardim Japão, no distrito da Vila Maria. É uma das agremiações mais tradicionais dos festejos paulistanos. Com uma comunidade participativa e apaixonada pela escola, a entidade possui um amplo projeto social chamado “Vila Maria – Um Caso de Amor”, que atualmente é o maior programa social de entidade cultural na América Latina, que tem o Clube de Parceiros, com ações para aproximar empresas e governos.
Para o presidente da Escola, Adilson José de Souza, é uma honra receber a Comitiva do Palácio de Ifé, em especial num momento em que estamos retomando as ações e o próprio Carnaval. “Nosso samba-enredo 2022 fala que o mundo precisa de cada um de nós. A Vila é porta voz! E precisamos juntar forças e aproximar os povos, com ações de desenvolvimento e cultura”, ressalta Souza. A quadra da escola de samba fica na Rua Cabo João Monteiro da Rocha, 448, Jardim Japão.
Para mais informações basta acessar o link.
Tesouros dos Nossos Ancestrais na quadra da Unidos de Vila Maria
Data: 17 de novembro, quarta-feira
Horário: 15h
Entrada: franca