fbpx
19.5 C
São Paulo
segunda-feira, 06 dezembro 2021
HomeAgendaSesc São Caetano recebe a exposição "Orí", do artista Ramo, a partir...

Sesc São Caetano recebe a exposição “Orí”, do artista Ramo, a partir de 25/11

“Orí é um exercício de solitude em meio à distopia. Um vislumbre da cabeça que cria, tecendo redes de afeto, neurais, cognitivas e narrativas. Redes que gingam com elegância por territórios urbanos e rurais. Orí é um horizonte que reside na margem, propondo novos centros, discutindo a urbe na fresta do censo e dissenso”.

Dessa forma, o artista Roger Ramos, mais conhecido como Ramo,define sua inspiração para essa nova exposição que reúne, no Sesc São Caetano, 17 obras, entre pinturas, cerâmicas, esculturas e instalações, a partir de 25 de novembro de 2021 e até 31 de março de 2022.

O artista, que é natural de Mauá, cidade do ABC paulista, já teve seus trabalhos expostos em espaços como o Museu de Arte do Rio, Museu da Diversidade Sexual – SP e Funarte. Com esta mostra ele reencontram a argila como meio para modelar e remodelar significados ancestrais e contemporâneos, criando uma amostra desse desdobramento de sua pesquisa identitária tendo como tema central o verbo “construir” dentro da produção erudita e de arte popular materializada em plataformas como cerâmica, madeira, desenhos e performances, além de meios digitais como fotografia e videoarte eintervenções na urbe em si, como murais, pixo e grafite.

“Meu trabalho lida com técnicas e materiais comuns à construção civíl. Ao longo da pandemia incorporei a cerâmica e o entalhe em madeira como novas possibilidades, buscando ao mesmo tempo uma conexão mais profunda com o legado dos meus mais velhos, especialistas no ato de criar, gestar o que chamamos de “LAR” e a própria terra.  Nesta exposição, especificamente pensada para o Sesc São Caetano, meu desafio foi entender como esse trabalho poderia entrar no meio digital e criar relações de afeto e empatia com o público da unidade. A Covid-19 nos apresentou esse impasse e cada um, dentro do seu tempo, recursos e dinâmica, desenvolveu maneiras de se relacionar. Isso me interessa muito, essa identidade virtual dentro do meu processo investigativo. E se durante a pandemia interagimos com essas caixas tecnológicas chamadas de celular e computador, eu apresento essa exposição dentro de uma caixa de madeira, na qual cada visitante terá acesso individual às obras”, afirma Ramo, que complementa: “Mestre Gildásio sempre me disse:na capoeira, um passo para trás também é golpe. Uso esse provérbio como mantra para lidar com as decorrências causadas pela Covid-19 e todo o contexto político e social que enfrentamos no país”.

O trabalho será desenvolvido em caráter de Site Specific (obra desenvolvida especialmente para as necessidades, potenciais e vulnerabilidades do espaço anfitrião), construindo, assim, um diálogo temporário com o espaço do Sesc São Caetano, seu território e seu público, e propondo uma nova forma de deslocamento e um novo trânsito no espaço com múltiplas camadas simbólicas e interação.

Lorraine Mendes, a curadora da mostra, afirma que os significados de Orí atravessam o tempo e os cruzamentos culturais que marcam o nosso chão. Para ela, a exposição guarda o lugar do sentido e da busca de Ramo a partir de sua consciência de ser, também, herdeiro e parte de um longo caminho que, nesse sentido, é construir e constituir o indivíduo sem o desassociar das relações com o que o cerca: perceber e ser fiel a si, entendendo-se como parte do todo. As obras apresentadas são resultado – em visualidade, corpo e matéria – da cabeça direcionada a uma herança-presente que orienta desejos, visões e futuros.

(Serviço):

ORÍ

Artista: Ramo

Curadoria: Lorraine Mendes

Quando: 25 de novembro de 2021 a 31 de março de 2022

Horário da abertura: das 17h às 18h30

Onde: Sesc São Caetano

Endereço:R. Piauí, 554 – Santa Paula, São Caetano do Sul

Visitação com artista e caminhada no território (máximo de 15 pessoas)

Agendamento a partir do dia 24/11 no site https://centralrelacionamento.sescsp.org.br/ (o limite de visitantes respeita protocolos de segurança contra a Covid-19)

Datas:

25/11 das 17:00 às 18:30

30/11 das 16:00 às 17:30

07/12 das 16:00 às 17:30

16/12 das 16:00 às 17:30

Compartilhe

- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES