Eu não sei quando foi a primeira vez que pensei sobre o sertão. Mas quando penso nessa primeira memória, me vez uma minissérie da Globo chamada “Hoje é Dia de Maria”, que tinha como um dos atores principais Rodrigo Santoro – e no elenco como um todo, atores majoritariamente brancos. Longe de mim querer fazer uma crítica à obra em si, que foi inspirada em um livro e cujos capítulos já nem me lembro. Aliás, talvez seja justamente por isso que o que quero pontuar é: não há produção recente que justifique a universalização da TV. Beatriz Nascimento falava sobre temáticas raciais nos anos 70, temos obras de Joel Zito Araújo de pelo menos 20 anos. E é essa a importância do “Sertão Encantado“: uma outra narrativa sobre o sertão, o cancioneiro nordestino e as culturas brasileiras.
Marcela Bonfim lança “Madeira de Dentro. Madeira de Fora.”
Sertão Encantado
Com direção e dramaturgia de Diego Summer e figurinos coloridos e exuberantes, o espetáculo se ambienta na noite de São João em Araguaína, em Tocantins, quando desperta o amor em um jovem casal. A sonhadora Rosinha se apaixona pela doce voz de Pirilampo às margens do Rio Araguaia. O par contará com a ajuda dos amigos Zé e Maria para concretizar este amor, mas precisa passar por algumas peripécias após consultar-se com Senhor Cumará, o feiticeiro do sertão. Para saber como a história termina é preciso conferir de perto este espetáculo recomendado a toda a família.
Maior sucesso da Cia. Contraste, em atividade desde 2014, Sertão Encantado já divertiu e surpreendeu diferentes públicos, sempre encantando diversas gerações com o carisma de seus atores e a força da cultura brasileira presente na encenação. “É uma fábula brasileira do sertão, com o clima das quadrilhas e do cancioneiro nordestino, uma cultura que permanece viva em qualquer brasileiro”, afirma Diego Summer.
O espetáculo acontece aos domingos, às 15h, mas haverá sessão extra no sábado, dia 04/09.
Sertão Encantado
Com Cia. Contraste
Quando: Domingos, às 15h. De 25/7 a 22/8/2021. Sessão extra em 4/9, sábado, às 15h. 70 minutos.
Onde: Teatro Gazeta (av. Paulista, 900, São Paulo). Tel. 11 3253-4102
Quanto: Grátis (doação voluntária de 1 kg de alimento não perecível). Retirada dos ingressos na bilheteria uma hora antes da sessão ou antecipada no site do teatro.
Classificação: Livre
Ficha técnica
Dramaturgia e direção: Diego Summer
Elenco: Diego Summer, Cleo Ribeiro, Diogo Guedes, Gabriela Gaabe, Gleidson Figueredo, Juliane Ribeiro e Tom Nunes.
Músicos: Vinicius Saldaña, Ricardo Saldaña, Pablo Moura, Dos Santos Vinicius.
Direção musical: Ricardo Saldaña
Iluminação: Toninho Rodrigues
Figurino: Geuves Correia e CemEtiqueta
Participação especial: Xexeu Aguiar, Juninar Sacode Poeira
Visagismo: Emerson Murad