Serena jamais se rendeu aos padrões estéticos impostos no esporte dominado pela elite predominante branca
Serena Williams, embora possa ser uma das maiores jogadoras que o tênis já viu, ela teve que superar inúmeras lutas para chegar onde está e nenhuma delas teve a ver com seu talento.
Durante uma aparição no The Kelly Clarkson Show no dia 7 de dezembro, a atleta discutiu os padrões que enfrenta como sendo uma mulher e negra no tênis, em que “apenas ser [ela mesma]” é visto como diferente.
As incontáveis vezes que Serena Williams foi ela mesma no esporte
NA SEQUÊNCIA DE FOTOS AO LONGO DO POST AS INÚMERAS VEZES QUE SELENA FEZ USO DA ESTÉTICA QUE ACREDITA SER A MAIS PRÓXIMA DA SUA RAÇA
No programa, a tenista declarou o que é ser uma mulher negra no tênis;
“No tênis – que é um esporte em que ninguém se parece comigo, pelo menos no começo – você não consegue se expressar de verdade ou é visto como ruim”, disse ela.
“Ou, você pode dizer algo polido, e jamais usar palavrões, porque se usar eles (organizadores do esporte) vão tirar um jogo de você, o que é uma loucura.”
Williams foi punida e rotulada como uma “mulher negra raivosa” no passado por mostrar emoção e ficar frustrada na quadra, enquanto seus colegas do sexo masculino raramente foram penalizados e geralmente recebem muito mais clemência em situações intensas semelhantes.
Embora, os obstáculos extras sejam frustrantes, Williams disse que foi gratificante ver jovens negras seguindo seus passos e ganhando campeonatos de tênis.
“É a coisa mais incrível … Eu fico tipo, ‘OK, isso é realmente a continuidade [de mim]?’ Porque, eu ainda estou no esporte e quando parar, elas continuarão”.
Serena conclui, “Pareceu acontecer tão rápido, mas é tão emocionante ver tantas pessoas de todos os tipos de origens diferentes apenas jogando e fazendo parte de algo tão especial.”
Assim, declarou a mais autêntica e inspiradora jogadora de tênis de todos os tempos.
Sem dúvidas, Serena Williams é exemplo do que poderá ser o futuro negro que esperamos, isto é, um futuro protagonizado por pessoas pretxs em todos os setores e de acordo com a nossa estética.