O treinador Monty Williams, de 51 anos, foi confirmado como novo técnico do Detroit Pistons e se tornou um dos técnicos mais bem pagos na história da NBA com um salário de US$ 78,6 milhões. Ele também é o primeiro homem negro a ser o mais bem pago nos 76 anos do campeonato.
Williams comandava a equipe do Phoenix Suns, mas foi demitido após a derrota do time nas semifinais dos playoffs para o Denver Nuggets. A ida de Williams para o Pistons veio logo depois e foi confirmada pelo jornalista Adrian Wojnarowski, da ESPN. Serão seis anos de contrato e um salário anual de US$ 13,05 milhões. Seu contrato supera o de Gregg Popovich e o coloca no topo da lista dos mais bem pagos da história da NBA e também dos esportes.
Monty Williams é muito respeitado na NBA e é reconhecido como um dos melhores treinadores da atualidade. Em 2022, ele ganhou o prêmio de técnico do ano. Williams também é conhecido por seu lado coach e chegou a ser apelidado de “Monty Mantra”.
Ele é o primeiro negro a ser o mais bem pago na NBA. Mesmo sendo um esporte reconhecido como da cultura negra, ainda há poucos treinadores negros.