O fotógrafo visa promover um novo contexto às vidas de ícones negros.
O fotógrafo nigeriano Samuel Fosso acaba de lançar sua nova coleção, Autoportrait, que mostra uma série de autorretratos de Fosso em que ele interpreta personalidades africanas e afro-americanas como Angela Davis, Martin Luther King Jr. e Nelson Mandela.
Mo’Nique está processando a Netflix
A carreira de Fosso, que atua como fotógrafo desde os 13 anos, está bastante ligada a sua infância: ele nasceu parcialmente paralisado, o que fez com que ele não tivesse fotos de sua infância. Por conta disto, Fosso fez de sua meta de vida e inspiração a expressão de si mesmo através de autorretratos.
Para Fosso, seus autorretratos são mais do que vaidade. Trata-se de uma oportunidade de explorar questões de gênero, estereótipos e raça, em especial durante o momento político em que a comunidade negra está envolvida por todo o mundo e do movimento Black Lives Matter. Seu objetivo é prestar uma homenagem aos que vieram antes dele.
Mais do que isso, o trabalho de Fosso se compromete com noções de percepções e sexualidade e reflete em temas como cultura global e liberdade de autoexpressão.
Suas obras estão disponíveis para pedido antecipado em seu site.
Fonte: Vanity Fair