fbpx
19.5 C
São Paulo
terça-feira, 07 dezembro 2021
HomeNotíciaProjeto de mapeamento divulga as criações dos artistas negros no Brasil

Projeto de mapeamento divulga as criações dos artistas negros no Brasil

O mapeamento é uma forma de sintetizar a participação dos negros na arte

O Projeto Afro é uma plataforma de mapeamento e disseminação das produções de artistas negros. Lançado no dia 21 de junho deste ano, como resultado de uma pesquisa que ainda segue em curso com o objetivo de dar mais visibilidade para arte criada pelos negros aqui no Brasil, além de mostrar a pluralidade e diversidade que os pretos e pretas carregam.

O site tem design de fácil acesso e uma interface interativa, onde o público pode visualizar os mapas, o perfil de cada artista, os artigos, as entrevistas, as sugestões e produções acadêmicas. Essa variedade de conteúdo deixa tudo mais atrativo. A criação da plataforma surgiu como um aprofundamento das pesquisas do jornalista Deri Andrade, alagoano radicado em São Paulo. “Ao longo dos últimos três anos, quando iniciei, em 2017, as pesquisas na especialização em Cultura, Educação e Relações Étnico-raciais no CELACC – Centro de Estudos Latino Americanos sobre Cultura e Comunicação da USP, dedico parte do meu tempo a conhecer e investigar a produção artística de autoria negra no Brasil. Com a finalidade de fazer um mapeamento que contemple o conjunto desses processos criativos, não em números, mas em diversidade.” Relato do jornalista para o editorial do projeto. 

Foto do arquivo pessoal: Jornalista Deri Andrade, criador do projeto

Para Deri o projeto é mais uma ferramenta para combater de frente o racismo. “Após os últimos acontecimentos acerca das discussões sobre racismo que ganharam mais força nos canais digitais e nos debates acadêmicos, o portal nasce em um importante momento de aprofundamento dessas ideias, enquanto instrumento na luta antirracista”, explica o criador da plataforma. Na parte sobre o Editorial Deri conta detalhadamente como foi o processo de criação, partindo das três fases cruciais da pesquisa. Catalogar e divulgar as obras de artistas negros é uma forma de se esquivar dos estereótipos racistas que sempre colocam os negros às margens da sociedade. Para tal trabalho o projeto conta com uma curadoria séria, textos explicativos e um panorama com mais de 100 artistas negros brasileiros, as obras são datadas desde 1730 até produções mais atuais. Para conferir é possível checar o site http://projetoafro.com/ ou as redes sociais, como o Instagram: @projeto.afro e no Facebook.

Compartilhe

Maria Angélicahttp://www.todosnegrosdomundo.com.br
Tenho 22 anos, sou nascida e criada no litoral, caiçara com muito orgulho. Além disso, também sou formada em Comunicação Social - Jornalismo. Sempre me encantei com o poder das palavras e por isso sinto que o jornalismo me escolheu, durante a minha breve trajetória profissional tive a oportunidade de contar histórias lindas e é o que pretendo continuar fazendo.
- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES