‘Samba Abstrato’ usa o humor para fazer uma crítica social a vários elementos como apropriação cultural e racismo estrutural
Criada em 2016, a página ‘Samba Abstrato’ vem conquistando muitos seguidores a cada carnaval. “Samba Abstrato é uma comunidade carnavalesca ‘facebookiana’ onde, anualmente, milhares de pessoas se reúnem para acompanhar, comentar e debater o carnaval”, resume a Diretoria do Coletivo que, por questões internas, prefere que as entrevistas sejam creditadas apenas ao coletivo.
A página funciona por temporadas que iniciam no primeiro dia do ano e terminam no domingo após o desfile das escolas campeãs do carnaval. Tem ainda o ‘Troféu Musa do Samba Abstrato’ que é um arquétipo, um personagem dos “padrões repetidos e verificáveis de papéis sociais que existe neste recorte social que é o carnaval.”, afirma a Diretoria.
O termo que deu nome à página surgiu após uma das fundadoras do coletivo ver um vídeo de uma musa abstrato amadora. A partir disso, ela cunhou o termo da página que vem, desde então, fazendo a alegria dos internautas com sátiras e memes.
‘Samba Abstrato’ usa o humor para fazer uma crítica social a vários elementos como apropriação cultural e racismo estrutural. De acordo com o coletivo, existe, também, um questionamento sobre a estética do espetáculo carnavalesco como um todo que vem servindo de trampolim para o ego de alguns participantes recentes ávidos por likes e cliques.
Neste sentido, o coletivo ressalta a importância da existência da página para “denunciar a conduta de pessoas que usam o carnaval para seus próprios interesses”.
Apesar de funcionar apenas na época carnavalesca, a página aborda, em suas críticas, uma série de temas que produzem reflexões durante o ano todo. Para conseguir publicar e acompanhar todos os detalhes da maior festa popular do mundo, o coletivo conta com a ajuda de seus seguidores que mandam fotos e vídeos. “Nossa grande força é nossa comunidade”, finaliza.