Após mudança através de portaria publicada nesta quarta (11), a lista de personalidades negras da Fundação Palmares será contemplada apenas por nomes em homenagens póstumas
Sérgio Camargo – atual presidente da Fundação Palmares assinou portaria publicada na edição de quarta-feira (11) do Diário Oficial que implica na mudança de regras para inclusão de nomes e biografias no site da entidade que são homenageadas como personalidades negras pela Fundação Palmares e devido a alteração, nome como Elza Soares sai da lista de personalidades negras.
Uma das alterações prevê que a lista a partir de dezembro próximo passará a contemplar nomes apenas em homenagens póstumas, ou seja, contará somente com nomes de personalidades já felecidas.
A diretoria da Fundação Cultural Palmares ficará responsável por aprovar os nomes que serão incluídos ou excluídos da lista e se houver contestação quanto as exclusões caberá uma comissão técnica avaliar, acatando ou indeferindo o pedido. O que podemos concluir como consequência lamentável a mudança para as homenagens é a exclusão da lista de personalidade negras da Fundação nomes como Gilberto Gil, Elza Soares e Martinho da Vila, por motivos óbvios de estarem vivos.
O presidente da Fundação Palmares informou que em 1 de dezembro serão anunciadas todas as exclusões e inclusões da lista e serão anunciadas outras condições para que uma personalidade negra seja homenageada pela Fundação.
Veja abaixo, algumas das condições já definidas na portaria.
- a relevante contribuição histórica no âmbito de sua área de conhecimento ou atuação;
- os princípios defendidos pelo Estado brasileiro; e
- outros critérios que poderão ser avaliados, de forma motivada, no momento da indicação.
A boa notícia é Sérgio Camargo anunciar hoje (12) na rede social dele que (embora Elza Soares sai) o comediante Mussum entrará para lista de personalidades negras da Fundação Palmares, o que é bastante justo, louvável e mais que merecido tamanha a grandeza de Mussum como artista e humorista, porém o trecho da biografia de Mussum citada na postagem do presidente da Fundação Palmares é no mínimo curiosa. Vai vendo…
“…embora muito divertido (Mussum) na vida pessoal, sua veia militar era bem aflorada. Sempre muito disciplinado, rigoroso e, curiosamente, só bebia socialmente…”
Leia a íntegra do TWEET de Sérgio Camargo