https://www.instagram.com/p/Bhh38cpjcPQ/?utm_source=ig_embed
Madison Jade é uma criança negra de três anos. De acordo com sua mãe, Janess Strickland, em entrevista à emissora ABC e em post do Instagram, a filha questionou o fato de ser mais escura. Daí em diante, a mãe lembrou Madison do quanto era linda a sua pele de chocolate, explicando que é justamente isso que a torna especial. Janess contou à filha que inclusive existiam princesas com a pele linda como a dela.
Quando Madison saía da escola, foi surpreendida por sua mãe com um presente especial: uma boneca negra. O brinquedo é a reprodução da Princesa Tiana, da Disney, personagem do filme “A Princesa e o Sapo”. A reação de Madison foi a prova de que representatividade importa: “Eu amo muito ela porque ela tem pele cor de chocolate como eu!”, disse.
É por isso que representatividade importa. Naquele momento, Madison se enxergou tão princesa e tão negra como Tiana, entendendo que ela é linda como é e pode estar onde quiser estar, mesmo num castelo, como todas as outras princesas brancas. É lindo ver como essa geração tem recebido a auto-aceitação como um presente já no início de suas vidas. Que cuidemos dos pequenos para que eles não passem por um processo de descoberta doloroso quanto o nosso.
Madison é uma princesa negra, assim como todas as outras crianças negras que quiserem ser.