Me Representa

Representatividade: reação de uma criança negra ao receber uma boneca negra

Madison Jade é uma criança negra de três anos. De acordo com sua mãe, Janess Strickland, em entrevista à emissora ABC e em post do Instagram, a filha questionou o fato de ser mais escura. Daí em diante, a mãe lembrou Madison do quanto era linda a sua pele de chocolate, explicando que é justamente isso que a torna especial. Janess contou à filha que inclusive existiam princesas com a pele linda como a dela.

Quando Madison saía da escola, foi surpreendida por sua mãe com um presente especial: uma boneca negra. O brinquedo é a reprodução da Princesa Tiana, da Disney, personagem do filme “A Princesa e o Sapo”. A reação de Madison foi a prova de que representatividade importa: “Eu amo muito ela porque ela tem pele cor de chocolate como eu!”, disse.

É por isso que representatividade importa. Naquele momento, Madison se enxergou tão princesa e tão negra como Tiana, entendendo que ela é linda como é e pode estar onde quiser estar, mesmo num castelo, como todas as outras princesas brancas. É lindo ver como essa geração tem recebido a auto-aceitação como um presente já no início de suas vidas. Que cuidemos dos pequenos para que eles não passem por um processo de descoberta doloroso quanto o nosso.

Madison é uma princesa negra, assim como todas as outras crianças negras que quiserem ser.

Foto: Reprodução/Instagram

Foto: Reprodução/Instagram

Compartilhe esta notícia
Load More Related Articles
Load More By Amanda Sthephanie
Load More In Me Representa

Facebook Comments

deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Além disso, verifique

Rihanna lança coleção em apoio à conscientização sobre o câncer de mama

Outubro é o mês de combate e conscientização ...

Facebook

Newsletter