fbpx
19.5 C
São Paulo
domingo, 14 agosto 2022
HomeHoje éHoje é: Saravá Ogum, o orixá da guerra!

Hoje é: Saravá Ogum, o orixá da guerra!

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Sincretizado com São Jorge, nada foge à espada de Ogum. O santo é padroeiro dos soldados e escoteiros. O orixá protege ferreiros, carpinteiros, escultores, maquinistas, mecânicos e todos aquele cuja mão é a ferramenta de ferro ou metal.

O braço de Ogum é sua espada. Nenhum dragão pode escapar à ferramenta afiada do orixá. Filho mais velho de Iemanjá, ensinou aos homens como forjar o ferro e o aço. Senhor das estradas que abre caminhos, faz de seus filhos andarilhos protegidos e implacáveis em sua força.

Nas suas mãos, cabem outros instrumentos de ferro: alavanca, machado, pá, enxada, picareta, faca. Com armas em mãos, Ogum não perde batalhas. Luta com bravura, força, violência, coragem. Apesar disso, antes de temido, o orixá é amado: a mesma espada que tira a vida, mata o medo.

Temível guerreiro, é o deus da guerra, do ferro, da metalurgia e da tecnologia. É ele quem estende seu escudo e defende seu povo com sua força e grandeza contra os inimigos. Quem anda vestido e armado com as armas de Jorge não tem o corpo queimado pelo fogo, atingido pelas lanças ou presos por cordas e correntes. Ogunhê!

23 de abril é dia de Ogum, sincretizado com São Jorge. Mas que todo dia seja dia de andar protegido pela espada afiada do senhor da guerra. Quando faltar força e braveza, que o banho de espada-de-são-jorge seja o remédio para o medo e estímulo para a luta.

“Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge, para que meus inimigos tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me enxerguem e nem em pensamentos eles possam me fazer mal”.

 

 

Compartilhe

- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES