Uma menina negra com cabelos crespos presos sempre observando mulheres brancas com seus cabelos lisos, parecendo ser como elas. Seu pai, também, negro percebe que a criança está sempre com o cabelo preso e se esforça para assistir sempre produções em que a personagem é negra.
Representatividade. Muda de canal pra que a filha se reconheça quando a vê chegar na sala, coloca um desenho cuja protagonista também é negra, muda a imagem que a menina vê no tablet de uma mulher branca de cabelo liso para uma mulher negra de cabelos crespos livres.
Não demora muito para que a criança desça as escadas com as madeixas soltas e armadas, com um sorriso no rosto, perguntando ao pai se ele gostou. “Viva mais você e menos o mesmo”. É assim que acaba a propaganda da Vivo que trouxe a importância da representatividade nos produtos visuais e audiovisuais para crianças negras.
Assistir um comercial em que não apenas somos os protagonistas, mas as nossas questões são expostas e uma solução proposta é o que faz acreditar no marketing e na propaganda seguindo caminhos que nos enxergam.
Confira: