Pretos Em Contos teve seu início como uma oficina realizada pelos escritores, Plínio Camillo, Kátia Moraes e Shirley Maia. Daí em diante o trabalho só cresceu, ano passo foi lançado o livro “Pretos Em Contos”, um compilado com todas as histórias criadas. Agora é vez de divulgar o segundo volume.
Produzido por dezesseis autores, “Pretos Em Contos – Volume 2”, traz a questão do coletivo e da pluralidade. São diversos escritos negros com outros olhares. Assim, é uma forma de mostrar a pessoa e o talento, longe de estereótipos.
Acima de tudo, esse volume tem um peso a mais, foi produzido no período pandêmico que vivemos. Afinal, tudo isso aflorou a necessidade de se fazer presente e nada melhor do que escrever para deixar um legado.
“São escritoras e narradores pretos, narradoras e escritores negros que têm influência e buscam o merecido protagonismo. Ainda não temos esses lugares, não temos nada além de vontade“, declara Plínio.
Viver para escrever: Pretos Em Contos é uma história da escrita negra brasileira
Além disso, para Plínio a oficina foi uma descoberta. “É um espaço onde vai se trabalhar intencionalmente uma escrita negra … meu trabalho com a literatura negra é relembrar essas histórias que são importantes.”
Publicação
Publicar o livro físico é um sonho desses autores, por isso foi criado um financiamento coletivo. Para saber mais basta clicar aqui.
O primeiro volume está disponível na Amazon. Incentivar as produções independentes é colaborar com a cultura nacional. Ainda mais quando se trata de um projeto racial. Pretos no topo é sobre criar espaços para todos e reverenciar a arte negra.
“A meta é arrecadar vinte e cinco (R$25.000,00) mil reais para que seja possível imprimir trezentos (300) exemplares desta primeira edição da preta coletânea negra de contos curtos.”
A Editora Aldeia de Palavras, de Cristiane Sobral, que irá publicar a obra.
O time que compôs a obra é grande, assim como o talento de cada um. Esses são os nomes dos escritores: Cristiane Sobral, Débora M. Andrade, Denise Nascimento, Diogo Nogue, Gabriel Messias, Ifé Rsa OADQ, Ivan Reis, Kátia Moraes, Luana Levy, Maza Dia Mpungo, Negro Du, Plínio Camillo, Shirley Maia, Suedi Fernandes, Thiago Pedroso e Vinicius Dante.
Abaixo você confere um trecho de um conto. No Facebook tem mais conteúdo e informações sobre o projeto.