19.5 C
São Paulo
sexta-feira, 03 abril 2020
Home Me Representa Prêmio Arcanjo de Cultura foi uma festa da diversidade

Prêmio Arcanjo de Cultura foi uma festa da diversidade

Prêmio Arcanjo de Cultura no Theatro Municipal de São Paulo (Foto: Reprodução/Annelize Tozzeto)

Na última quarta-feira (18), no Theatro Municipal de São Paulo, aconteceu a primeira edição do Prêmio Arcanjo de Cultura. E, antes de qualquer coisa, o evento foi uma festa da diversidade.

Um palco apresentado por representantes de diferentes áreas da cultura, por si só, já era democrático demais. Mas Miguel Arcanjo queria mais. Muito mais.

Por isso, lotou um dos espaços culturais mais icônicos do Brasil com mulheres, negros, imigrantes, idosos, LGBTQI+, com especial atenção a trans e travestis, do palco à plateia.

Era lindo de ver. Foram homenageados e premiados representantes de cada grupo dito minoritário, mas que naquela noite jamais poderia ser lido assim.

Eram maioria. Zé Celso, o maior nome do teatro brasileiro, não podia dizer melhor. Foi a festa mais democrática já vista. E neste período histórico, também uma festa irreverente.

E, dessa vez, licença aos premiados para falar sobre Miguel Arcanjo. Seus olhos brilhavam. Tantas vezes, foi preciso sair do roteiro, porque o que guiou a primeira edição de um prêmio tão importante foi emoção.

Miguel é um dos maiores nomes do jornalismo cultural brasileiro. É, sobretudo, um dos maiores nomes do jornalismo crítico – e sensível, ao mesmo tempo.

O que foi comprovado o tempo todo com uma série de homenagens que recebeu. Não dá pra contar quantas vezes o dono da festa subiu ao tablado para abraçar alguém. Não faltou emoção.

Como deveria ser. Não poderia ser diferente, se tratando de Cultura. Na noite da última quarta-feira, a luz de um setor que tentam apagar brilhou mais. E brilhou com todas as cores da diversidade.

Amanda Sthephaniehttp://www.todosnegrosdomundo.com.br
Preta. Pobre. Poeta. Periférica. Prounista. Filha de Oxum, tem paixão pela palavra e estuda o último ano de Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Vítima do coronavírus, morre professor que financiava secretamente alunos pobres no RN

Luiz Di Souza financiava por conta própria alunos pobres no Rio Grande do Norte; Professor foi vítima do coronavírus

DJ Jazzy Jeff perdeu olfato e paladar e suspeita que está com coronavírus

Coronavírus não "liga para quem você é”, afirmou Jazzy Jeff que, no Brasil, ficou conhecido por ter interpretado Jazz, o melhor...

Lizzo distribui almoço para equipes médicas das áreas mais afetadas pelo coronavírus

Lizzo doou almoço para vários médicos e enfermeiros (Foto: Divulgação) A cantora Lizzo distribuiu recentemente almoço...

Elza Soares, Djamila Ribeiro, Tia Má: artistas repudiam ataques racistas contra Maju e Thelma

Vários artistas negros repudiaram as ofensas sofridas por Maju e Thelma; TNM selecionou algumas manifestações Maju Coutinho e...

COMENTÁRIOS RECENTES