fbpx
19.5 C
São Paulo
terça-feira, 03 outubro 2023
HomeEsporteFernandinho é alvo de racismo após eliminação do Brasil na Copa

Fernandinho é alvo de racismo após eliminação do Brasil na Copa

Na última sexta-feira (06), o Brasil foi eliminado da Copa do Mundo após derrota da Bélgica por 2 a 0. O fim da expectativa sobre o hexa em 2018 rendeu diferentes manifestações nas redes sociais. Torcedores chateados comentavam a eliminação criticando o desempenho dos jogadores ou mesmo analisando passes que podiam ter sido finalizados de maneira diferente.

Se tratando de bola na rede, todo brasileiro é um pouco comentarista sobre jogos. No entanto, o futebol é o momento perfeito para a disseminação do racismo: é o momento em que negros se expõem, fazendo parte do esporte mais influente do mundo, e sofrem racismo por seu bom ou mal desempenho. Se corre muito, está apto para fazer arrastões. Se não joga como o esperado, é macaco.

Embora ambas manifestações racistas tenham sido feitas sobre jogadores diferentes, saíram dos tweets de brasileiros, o que revela o mito da democracia racial no “país do futebol”. Dessa vez, a vítima dos ataques racistas foi Fernandinho, após a eliminação do Brasil no mundial. No Twitter, uma nova chuva de racismo: nem parece que há uma semana o Twitter de um famoso youtuber, Júlio Cocielo, ganhou repercussão pelo mesmo preconceito.

 

A derrota do Brasil resulta do desempenho de uma equipe. Ainda que o culpado fosse um só jogador, nada além do seu futebol poderia ser apontado, muito menos sua identidade racial. Fernandinho tem todo nosso apoio e nossa gratidão por ter dado seu melhor. No demais, que a justiça seja feita e que a internet deixe de ser essa terra de ninguém em que dia após dia, somos alvo de ataques racistas.

Compartilhe

- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES