fbpx
19.5 C
São Paulo
sexta-feira, 03 dezembro 2021
HomeMúsicaMilton Nascimento: Uma carreira brilhante

Milton Nascimento: Uma carreira brilhante

Já sabemos que Milton Nascimento está se despedindo dos palcos, mas seu legado é para sempre

O cantor Milton Nascimento se tornou um dos maiores nomes da MPB e representa o Brasil com todo o seu talento. Em seu último aniversário, usou as redes sociais para anunciar a turnê A última sessão de música. Mas essa notícia todo mundo já sabe, o que queremos contar um pouco hoje é sobre a sua linda trajetória.

Milton Nascimento é carioca, mas com alma de mineiro. Nasceu em 26 de outubro em 1942, completou 79 anos no mês passado. Sua vida é repleta de encontros e despedidas, assim como a música. Filho de mãe solteira, ficou órfão muito cedo e foi para Minas Gerais morar com a avó. Logo depois foi adotado por uma família da região.

A música sempre foi uma paixão. Aos 13, ganhou o primeiro violão e, dois anos depois, já tinha uma banda com seus irmãos para se apresentar em bailes da cidade. Mesmo escolhendo fazer faculdade de economia, não ignorou o seu dom e com Lô Borges, Beto Guedes, Márcio Borges e Fernando Brant, formou o famoso Clube da Esquina.

Desse momento em diante, o cenário musical brasileiro teve a honra de conhecer um talento tão puro como Milton Nascimento.

Filó Machado comemora 60 anos de carreira

A Travessia de Milton Nascimento

“Travessia” foi escrita por Milton e Fernando Brant. A música o classificou no Festival Internacional da Canção da TV Globo, em 1967.

Ao conquistar o segundo lugar no festival, o cantor também ganhou mais visibilidade e, a partir de então, começou a trilhar sua carreira nos holofotes. Com letras marcantes, Milton é um compositor excepcional, mas quase perdeu a oportunidade de apresentar seu telento.

Dono de si, Milton não se inscreveu no Festival Internacional da Canção da TV Globo. Quem realizou a inscrição sem o seu conhecimento foi Agostinho dos Santos e assim, em uma apresentação que não era para acontecer, Nascimento se consagrou e foi o único a ter três músicas classificadas.

Milton e Elis

Nessa época, a parceria com Elis Regina se firmou ainda mais. A cantora foi uma das primeiras a gravar as composições de Milton. Em uma entrevista feita pela revista GZH Música, no ano de 2018, o cantor revelou que Elis foi um grande amor.

Milton Nascimento e Elis Regina
Milton Nascimento e Elis Regina | Foto: Reprodução

“Elis Regina foi o grande amor da minha vida. Ela foi a primeira cantora famosa a gravar uma música minha, Canção do Sal, em 1966. Mas eu já era fã da Elis desde o primeiro disco que eu ouvi. E ter convivido com ela foi uma das maiores alegrias da minha vida.” Trecho da fala de Milton Nascimento na entrevista que está disponível aqui.

A dupla alcançou as paradas de sucesso, surgiu até a crença que Milton escrevia a música pensando diretamente na voz de Elis. Entre as canções podemos citar Maria, Maria, Nada será como antes, Cais e Travessia. A cantora deixou saudades, principalmente no coração de seu amigo.

O melhor de Milton Nascimento

Como podemos ver, a carreira de Milton é brilhante, suas músicas tocam na alma e é quase impossível escolher um top 10. Mas mesmo assim podemos listar aquelas que trazem mais emoção.

Milton Nascimento | Foto: João Couto/Divulgação
  1. Travessia
  2. Maria Maria 
  3. Caçador de Mim
  4. Canção da América 
  5. Nada Será Como Antes
  6. Toda Forma de Amar
  7. Fé cega, Faca Amolada
  8. Quem sabe isso quer dizer amor
  9. Paula e Bebeto
  10. Paisagem Na Janela

Essa singela lista não contempla toda a genialidade de Milton, mas é uma playlist para todos os momentos. Afinal, música de qualidade deve ser sempre lembrada e escutada.

Compartilhe

Maria Angélicahttp://www.todosnegrosdomundo.com.br
Tenho 22 anos, sou nascida e criada no litoral, caiçara com muito orgulho. Além disso, também sou formada em Comunicação Social - Jornalismo. Sempre me encantei com o poder das palavras e por isso sinto que o jornalismo me escolheu, durante a minha breve trajetória profissional tive a oportunidade de contar histórias lindas e é o que pretendo continuar fazendo.
- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES