fbpx
19.5 C
São Paulo
sábado, 27 novembro 2021
HomeArteLélia Gonzalez inspira espetáculo “Relatos Amefricanos”

Lélia Gonzalez inspira espetáculo “Relatos Amefricanos”

Marcado para estrear no Dia da Consciência Negra, Relatos Amefricanos une dança contemporânea e Lélia Gonzalez

A arte do espetáculo é inspirada na categoria político-cultural de amefricanidade, que foi definida pela antropóloga, filósofa e historiadora Lélia Gonzalez. Dessa forma, Relatos Amefricanos, tem a missão de transportar para a tela e os palcos, um conceito antropológico.

A apresentação estará disponível a partir do dia 20 de novembro em formato online e com acesso gratuito no canal do espetáculo, neste link. A peça também busca aproximar nacionalidades, como o Brasil e Peru. As duas realidades latino-americanas se cruzam pela concepção amefricana que está na base do espetáculo.

Lélia Gonzalez e a poetisa e coreógrafa peruana Victoria Santa Cruz são as principais referências do projeto. “A América foi o principal destino da maioria dos seres humanos sequestrados do continente africano, para serem escravizados. A categoria de amefricanidade traduz tanto as agruras da diáspora negra, quanto os transbordamentos de África na América e é isso que queremos dançar”, contam os criadores Gustavo Fataki e Maycom Santiago.

“Se trata de enegrecer a temática e a técnica, a partir de uma proposta cujo ponto central é a categoria político-cultural de amefricanidade e aquilo que somos capazes de anunciar, como sujeitos epistêmicos que dançam”.

O elenco é composto pelos bailarinos intérpretes-criadores Quiara Jofre, Diogo de Carvalho, Poliana Nunes e José Liberato. Completam a ficha técnica, o músico Julio Rhazec na trilha sonora, Rachid Severino no desenho de luz, João dos Reis como figurinista e Andrei Gonçalves na produção. 

Lélia Gonzalez e a Amefricanidade

Lélia percebeu as similaridades dos povos pretos que viviam na América, tanto no quesito cultural quanto na história de luta.

No documentário abaixo, o conceito é explicado junto com a história de Lélia Gonzalez.

Roger Cipó fará parte da bancada do Roda Viva

Informações : “Relatos Amefricanos”

Apresentações de 20 de novembro a 05 de dezembro Sextas e sábados às 20h Domingos às 18h. Para saber mais acompanhe o Instagram (@relatos.amefricanos)

Compartilhe

Maria Angélicahttp://www.todosnegrosdomundo.com.br
Tenho 22 anos, sou nascida e criada no litoral, caiçara com muito orgulho. Além disso, também sou formada em Comunicação Social - Jornalismo. Sempre me encantei com o poder das palavras e por isso sinto que o jornalismo me escolheu, durante a minha breve trajetória profissional tive a oportunidade de contar histórias lindas e é o que pretendo continuar fazendo.
- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES