fbpx
19.5 C
São Paulo
quinta-feira, 27 janeiro 2022
HomeAgendaTexto inédito de Luh Maza estreia no dia 09

Texto inédito de Luh Maza estreia no dia 09

Buscando um olhar feminino, o texto de Luh Maza faz parte do encerramento da programação cênica on-line do Itaú Cultural em 2021

De 9 a 12 de dezembro (quinta-feira a domingo) acontece a temporada de estreia de No Meio do Caminho, peça com texto inédito de Luh Maza (@luhmaza), a primeira roteirista trans negra da TV brasileira, que fecha a programação cênica virtual do instituto em 2021.

Usando tanto a linguagem teatral quanto do cinema, o espetáculo, dirigido por Danilo Miniquelli, traz o olhar feminino numa trama na qual duas desconhecidas passam por uma situação crítica juntas e refletem sobre os espaços da mulher na sociedade.

O Itaú Cultural fecha a sua programação cênica de 2021 disponibilizando ao público produções em que a mulher e seu universo estão no centro da trama.

Até o dia 12 (domingo) a temporada de estreia de No meio do caminho, espetáculo criado a partir de recursos do teatro e do cinema, com direção geral de Danilo Miniquelli e interpretação de Daniela Sevilha e Renata Perón para o texto inédito de Luh Maza, primeira roteirista trans negra da TV brasileira.

As atividades são gratuitas, on-line e acontecem pela plataforma Zoom, contando sempre com interpretação em Libras. Todas as apresentações são seguidas de debate com os elencos. Para participar, os interessados devem reservar seus ingressos pela Sympla. Mais informações no site do Itaú Cultural .

Cine-teatro

O olhar feminino também conduz No meio do caminho, contemplado pelo PROAC Expresso Lei Aldir Blanc que estreia no Palco Virtual do Itaú Cultural de 9 a 12 de dezembro (quinta-feira a sábado às 20h, e no domingo às 19h). Fazendo uma investigação sobre a linguagem híbrida que reúne recursos tanto do teatro quanto do cinema, o texto inédito de Luh Maza, dirigido por Danilo Miniquelli e com Daniela Sevilha e Renata Perón no elenco, coloca em discussão o espaço da mulher na sociedade, independentemente de sua identidade de gênero, e como seus corpos e mentes são afetados.

No Meio do Caminho, texto de Luh Maza. Daniela Sevilha e Renata Perón
No Meio do Caminho, texto de Luh Maza. Daniela Sevilha e Renata Perón | Foto José Luis Sória

Na trama, duas mulheres desconhecidas e solitárias estão trancadas em um ônibus quebrado em uma estrada escura e sem movimento, de onde só conseguem enxergar um corpo na estrada em meio ao breu. Elas passam a dividir seus medos, anseios, sonhos e expectativas, sem saber se chegarão ao mesmo destino que se propunham, Terra Nova, pois estão presas no meio do caminho. De acordo com o diretor, trata-se de uma viagem ao interior feminino.

“É uma pessoa em um momento de reflexão, não é palpável, não é real. É como se nós conversássemos com nós mesmos em dimensões diferentes. Não há ônibus, não há pessoas, mas há existências e dimensões diferentes”, diz.

“É um meio do caminho, entre o antes e o depois, o real e irreal, entre a verdade e mentira, entre a vida e morte. É uma obra estática, que se desenha no mesmo lugar e ganha movimentos sem sair deste lugar”, conclui.

Festival Arti (Autonomia, Restituição, Transformação e Interação) acontece em 10 e 11 de dezembro

Luh Maza 

Escritora, diretora, atriz, crítica teatral e curadora artística, se considera uma “artevista”, utilizando a arte como ativismo para discutir e naturalizar, por meio da ficção, discussões de identidade como gênero e raça. 

É a primeira roteirista trans negra da TV brasileira, com a série Sessão de Terapia (Globo play/GNT). Pioneira, foi a primeira autora e diretora trans a levar um espetáculo ao Theatro Municipal de São Paulo, onde foi convidada a apresentar, em 2019, a peça Transtopia. Escreveu e dirigiu mais de dez peças teatrais e possui quatro livros publicados.

Danilo Miniquelli 

Ator, diretor e produtor formado em Artes Cênicas e Artes Visuais. Com 25 anos de carreira, já participou de mais de 40 espetáculos teatrais, entre eles Pobre Super Homem, de Brad Fraser. Na TV, seus trabalhos de destaque são Lili, a Ex (GNT e O2 Produções) e Chamado Central (Multishow), enquanto no cinema foi protagonista em O Fim (Cérebro Produções). Atualmente integra o elenco do espetáculo Elephants, de René Piazentin, com direção de Nelson  Baskerville.

SERVIÇO:  

Palco Virtual do Itaú Cultural

Espetáculo No Meio do Caminho: De 9 a 11 de dezembro (quinta-feira a sábado), sempre às 20hDia 12 de dezembro (domingo), às 19h, Gratuito.

Pela plataforma Zoom.

Reserva de ingressos via Sympla.

Capacidade: 270 pessoas

Duração total: 60 minutos

Classificação Indicativa: não recomendado para menores de 14 anos (violência verbal)

Ficha Técnica

Autora: Luh Maza

Direção Geral e Cenografia: Danilo Miniquelli

Elenco: Daniela Sevilha e Renata Perón

Direção de Vídeo: Richard Dantas

Concepção e Dramaturgia de Luz: Aline Santini

Figurino: Fabio Namatame

Curadoria e Concepção Musical: Luciano Andrey

Vídeo: Trópico Filmes

Técnico e Operador de Luz: Pajeú

Arranjo e Execução Musical: Raquel Martins

Som Direto e Mixagem: Equipe Produções Sound

Designer e Poesia do Som: Luana Oliveira

Operação de Câmera: Andrezza Thomas, Carla Leoni e Richard Dantas

Montagem: Carla Leoni

Produção de Set: Daniel Guisard

Fotos: Luis Sória (Num Click Studio)Espaço Cênico: Sede Luz do Faroeste (Cia. Pessoal do Faroeste)

Produção Executiva: Daniela Sevilha e Danilo Miniquelli

Assessoria de Imprensa: Sevilha Comunicação

Idealização: Luh Maza e Danilo Miniquelli

Compartilhe

Maria Angélicahttp://www.todosnegrosdomundo.com.br
Tenho 22 anos, sou nascida e criada no litoral, caiçara com muito orgulho. Além disso, também sou formada em Comunicação Social - Jornalismo. Sempre me encantei com o poder das palavras e por isso sinto que o jornalismo me escolheu, durante a minha breve trajetória profissional tive a oportunidade de contar histórias lindas e é o que pretendo continuar fazendo.
- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES