19.5 C
São Paulo
terça-feira, 31 março 2020
Home Agenda Inspirado em ‘O Cortiço’, musical ‘Bertoleza’ dá voz às mulheres negras...

Inspirado em ‘O Cortiço’, musical ‘Bertoleza’ dá voz às mulheres negras e estreia no SESC Belenzinho

Elenco de Bertoleza. (Foto: Winni Macedo/Divulgação)

Na próxima sexta (07), estreia o musical “Bertoleza”, no Sesc Belenzinho. O espetáculo é inspirado no livro ‘O Cortiço‘, de Aluísio Azevedo e tem direção de Anderson Claudir. O musical fica em cartaz até o início de março com sessões às sextas e sábados, às 21h30, e aos domingos, às 18h30. No dia 22 deste mês, um sábado, excepcionalmente a atração começará às 18h30. 

Sobre o musical 

A montagem conta a história do clássico naturalista de Aluísio de Azevedo, agora sob ponto de vista da Bertoleza, uma mulher negra que é tão importante para a construção do romance quanto o próprio João Romão, o protagonista original. 

Na trama, o oportunista Romão propõe uma sociedade à escrava Bertoleza, prometendo comprar a alforria dela. Eles começam uma nova vida juntos e constroem um pequeno patrimônio formado por um enorme cortiço, um armazém e uma pedreira. 

O maior desafio da companhia Gargarejo Cia. Teatral, responsável pelo espetáculo, foi fazer com que uma narrativa do século 19 questionasse e problematizasse as relações criadas nos dias atuais.

Quisemos investigar uma identidade brasileira que vem da diáspora africana e pensar em como isso nos afeta artisticamente. Assim, podemos criar novos signos para essa geração e dar uma voz para essa terra periférica”, conta Claudir, diretor do musical.

No processo, o coletivo procurou a força da figura de Bertoleza em outras mulheres negras brasileiras negligenciadas pela História. Durante a encenação, o elenco relembra as histórias dessas mulheres, como a vereadora Marielle Franco, militante da luta negra assassinada em março de 2018; a escritora Carolina Maria de Jesus, famosa pelo livro Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada; a jornalista e professora Antonieta de Barros, defensora da emancipação feminina que foi apagada dos livros de História; a escritora Maria Firmina dos Reis, considerada a primeira romancista brasileira; e a guerreira Dandara, que viveu e lutou no período colonial.

SERVIÇO

Espetáculo: Musical Bertoleza, da Gargarejo Cia Teatral 
Datas: De 7 de fevereiro a 1º de março de 2020 – Sextas e sábados às 21h30 e aos Domingo às 18h30;
Ingressos: R$ 30 (inteira); R$ 15 (meia-entrada) Ingressos disponíveis pelo portal Sesc.

Endereço: Rua Padre Adelino, 1000, Belenzinho – São Paulo (SP).

Para adquirir os ingressos clique aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

MAIS LIDAS

“Sinto que não tenho limites”, diz Rihanna sobre novo álbum

“Eu não quero que meus álbuns pareçam temáticos. Não tem regras. Não tem formato. Tem apenas uma boa música e, se...

Angie Thomas, autora do livro ‘O Ódio que Você Semeia’, lançará novo livro ‘mais ousado’

'Rosa de Concreto', nova obra da artista conta a história de um dos personagens favoritos dos fãs de 'O ódio que você...

Spike Lee revela roteiro de filme nunca feito sobre Jackie Robinson: “Projeto dos sonhos”

Diretor disse que queria Denzel Washington no papel principal, mas o ator acreditava estar muito velho para interpretar Robinson

Elenco do filme ‘Girls Trip’ planeja sequência do longa, revela Tiffany Haddish

Tiffany se reuniu por videoconferência com as outras atrizes devido à quarentena Elenco do filme 'Girls Trip'. (Foto: Divulgação)...

COMENTÁRIOS RECENTES