fbpx
19.5 C
São Paulo
quinta-feira, 02 dezembro 2021
HomeAgendaInspirado em ‘O Cortiço’, musical ‘Bertoleza’ dá voz às mulheres negras...

Inspirado em ‘O Cortiço’, musical ‘Bertoleza’ dá voz às mulheres negras e estreia no SESC Belenzinho

Elenco de Bertoleza. (Foto: Winni Macedo/Divulgação)

Na próxima sexta (07), estreia o musical “Bertoleza”, no Sesc Belenzinho. O espetáculo é inspirado no livro ‘O Cortiço‘, de Aluísio Azevedo e tem direção de Anderson Claudir. O musical fica em cartaz até o início de março com sessões às sextas e sábados, às 21h30, e aos domingos, às 18h30. No dia 22 deste mês, um sábado, excepcionalmente a atração começará às 18h30. 

Sobre o musical 

A montagem conta a história do clássico naturalista de Aluísio de Azevedo, agora sob ponto de vista da Bertoleza, uma mulher negra que é tão importante para a construção do romance quanto o próprio João Romão, o protagonista original. 

Na trama, o oportunista Romão propõe uma sociedade à escrava Bertoleza, prometendo comprar a alforria dela. Eles começam uma nova vida juntos e constroem um pequeno patrimônio formado por um enorme cortiço, um armazém e uma pedreira. 

O maior desafio da companhia Gargarejo Cia. Teatral, responsável pelo espetáculo, foi fazer com que uma narrativa do século 19 questionasse e problematizasse as relações criadas nos dias atuais.

Quisemos investigar uma identidade brasileira que vem da diáspora africana e pensar em como isso nos afeta artisticamente. Assim, podemos criar novos signos para essa geração e dar uma voz para essa terra periférica”, conta Claudir, diretor do musical.

No processo, o coletivo procurou a força da figura de Bertoleza em outras mulheres negras brasileiras negligenciadas pela História. Durante a encenação, o elenco relembra as histórias dessas mulheres, como a vereadora Marielle Franco, militante da luta negra assassinada em março de 2018; a escritora Carolina Maria de Jesus, famosa pelo livro Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada; a jornalista e professora Antonieta de Barros, defensora da emancipação feminina que foi apagada dos livros de História; a escritora Maria Firmina dos Reis, considerada a primeira romancista brasileira; e a guerreira Dandara, que viveu e lutou no período colonial.

SERVIÇO

Espetáculo: Musical Bertoleza, da Gargarejo Cia Teatral 
Datas: De 7 de fevereiro a 1º de março de 2020 – Sextas e sábados às 21h30 e aos Domingo às 18h30;
Ingressos: R$ 30 (inteira); R$ 15 (meia-entrada) Ingressos disponíveis pelo portal Sesc.

Endereço: Rua Padre Adelino, 1000, Belenzinho – São Paulo (SP).

Para adquirir os ingressos clique aqui.

Compartilhe

- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES