Neste ano, o Festiva de Teatro Negro de São Paulo tem mais um motivo para comemorar: o centenário da atriz Ruth de Souza. As apresentações vão ser híbridas até o dia 31 de outubro.
O evento conta com o apoio do Itaú Cultural, Sesc São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, Oficina Cultural Oswald Andrade e Museu Afro Brasil.
Com o show inédito “Itamares”, de Anelis Assumpção e a performance “Centelhas de Ruth de Souza”, de Luz Ribeiro, transmitido ao vivo pelo Youtube do Itaú Cultural, o “Dona Ruth: Festival de Teatro Negro de São Paulo” abre a atual edição celebrando os 100 anos da atriz.
Ruth foi um dos maiores nomes do teatro, cinema e da teledramaturgia do Brasil. Por isso, merece todas as homenagens. Além disso, são cerca de 30 atividades gratuitas, divididas em 16 Atos Artísticos, sendo eles: espetáculos, experimentos cênicos, performances e shows.
Dos quatro cantos do Brasil
O Festival de Teatro Negro de São Paulo percorre de Norte a Sul do país. São artistas e críticos dos quatro cantos do Brasil que agregam o encontro de celebração entre a arte e a história negras e indígenas.
Para os idealizadores do festival, Ellen de Paula e Gabriel Cândido, o evento tem um propósito. “É uma grande encruzilhada política e afetiva, atenta e comprometida com as urgências do nosso tempo. Reunir os 100 anos de Ruth de Souza, a consolidação de uma programação nacional e o encontro entre as sabenças negras e indígenas é de uma potência tão grande que é difícil mensurar, contou Ellen.
“Esta edição marca o encontro de vários de nossos desejos, sobretudo de fazer com que o festival tenha uma dimensão nacional e com a presença de artistas indígenas. Estamos querendo esse encontro desde 2019, por isso é tão bonito poder realizar no momento em que estamos na 3ª edição consecutiva”, completou Gabriel.
Para conferir a programação na íntegra, basta acessar o site oficial. O festival traz atrações para todas as idades e gostos, então é só curtir e prestigiar a arte preta e brasileira.
O Teatro Experimental do Negro
Festival de Teatro Negro de São Paulo
Criado em 2019, o festival é um marco no mundo das artes. O evento foi abençoado por Ruth de Souza, em seu último ano de vida. Dessa forma, um dos valores da ação é o respeito à ancestralidade. Além disso, é um espaço para negros expandirem seus talentos.
O pioneirismo do evento traz muita responsabilidade, ainda mais neste ano, que faz a função de homenagear o centenário da padroeira.