fbpx
19.5 C
São Paulo
segunda-feira, 06 dezembro 2021
HomeAgendaEncontro às Escuras estreia em 20/07

Encontro às Escuras estreia em 20/07

Com apoio do auxílio emergencial da Lei Aldir Blanc, Encontro às Escuras estreia em 20/07 pensando em uma educação antirracista.

O ano era 2020. Depois de um carnaval curtido por alguns e nem tão valorizado por outres, foi decretada a chegada da pandemia no Brasil e o início da quarentena. Um monte de live de sertanejo pra cá,outras de pagode pra lá e quase que a gente esquece que um monte de gente que vive de arte e de evento e não tá no mainstream pra fazer esse tipo de encontro a ponto de conseguir renda e patrocinador ficou (e muitos ainda estão no limbo). Pensando nisso, a Lei Emergencial Aldir Blanc contemplou alguns artistas com um auxílio emergencial. E foi assim que, com uma ficha técnica negra da produção executiva à produção técnica, surgiu o “Encontro às Escuras”.

Festa da Palavra acontecerá virtualmente de forma gratuita

Encontro às Escuras

O Projeto “Encontro às Escuras” é uma série de quatro vídeos de contação de histórias que mescla contos afro-brasileiros com histórias de mulheres negras brasileiras que são parte da cultura e luta. A ideia é que o projeto contribua com a luta antirracista, pois são histórias de mulheres negras contadas sob a perspectiva de uma contadora negra, trazendo a representatividade e o protagonismo de uma
forma legítima.

Com apoio do auxílio emergencial da Lei Aldir Blanc, Encontro às Escuras estreia em 20/07 pensando em uma educação antirracista. (Foto: Reprodução)

A palavra “Escura”, que dá nome ao projeto, traz a ideia da tentativa de apagamento que essas mulheres sofreram, a forma com que a palavra “escura” é usada no nosso vocabulário em comparação à palavra “clara”, e a pejoração que há entre ambas. São trazidas também as referências da pele preta “escura” e a construção estética da cenografia, que terá uma concepção de escuridão/claridade.

A estreia ocorre na próxima terça-feira (20/07) e os eventos acontecerão sempre às 19h, no YouTube, e você pode acompanhar a programação nas redes do projeto.

Programação:

20/07
A criação da terra
Criação seres humano
Abayomi
Dandara dos Palmares

21/07
A escolha do destino
Carolina Maria de jesus
22/07
Osun e o poder feminino
Lélia Gonzalez

23/07
Raimunda de Assunção
A filosofia Ubuntu

Compartilhe

Thais Senahttp://www.todosnegrosdomundo.com.br
Sou professora de inglês, formada em Comércio Exterior, estudante de Pedagogia na Universidade Federal de São Paulo e parte do grupo de Pesquisa Laroyê - Culturas Infantis e Pedagogias Descolonizadoras. Já atuei como professora voluntária e em projetos populares, fez formação em parceria com a Prefeitura de São Paulo e o Conselho Britânico e há 6 anos atua também na Ebony English, que ensina inglês com cultura negra.
- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES