Durante o Global Citizen Festival, que acontece dia 2 de dezembro na África do Sul, transmitido pela MTV Brasil, artistas como Beyoncé, Jay-Z, Ed Sheeran, Cris Martin e Usher devem subir aos palcos.
O evento promete muito mais do que música: Nelson Mandela, um dos maiores líderes contra o racismo, deve ser homenageado. Em seu site, Beyoncé publicou uma carta aberta em agradecimento a Madiba, que faleceu em 2013, contando como se conheceram e tudo o que o encontro representou.
“Querido Madiba, eu te conheci em 2004, no 46664 AIDS Benefit Concert, na Cidade do Cabo, e o impacto que você teve na minha vida ressoa comigo hoje e todos os dias. Sua bondade e gratidão por cada experiência e sua capacidade de perdoar são lições que aprendi e transmitirei aos meus três filhos. Minha família inteira tem muito respeito por você”, lembrou a cantora.
Beyoncé disse ainda estar honrada em viajar para a África do Sul em celebração ao líder, que tinha como características estratégia, carisma, ousadia e amor: “Sua visão de dignidade, direitos humanos, paz e uma África do Sul livre de racismo e apartheid nos permite transformar sonhos em realidade”.
A artista discorreu ainda sobre como Mandela colaborou para que pessoas como ela rejeitassem impossibilidades e reconhecessem a capacidade de mudanças duradouras.
“Ao celebrarmos o Global Citizen Festival: Mandela 100, honrando o ano do seu centenário, prometo a você que fizemos dos seus sonhos os nossos próprios sonhos. Seu trabalho e seus sacrifícios não foram em vão. Aprecio cada momento compartilhado em sua presença e uso as lições aprendidas com você como combustível para despertar ideias e soluções positivas”, finalizou Beyoncé.