Parte importante da infância, a “Turma da Mônica” deixou marcadas histórias com personagens como Mônica, Magali, Cascão e Cebolinha, além de outras figuras secundárias que garantiram a diversão da criançada. Dentre elas, no entanto, poucos personagens negros.
Foi pensando no público alvo das revistas e na representatividade, que Milena foi criada em 2017 para integrar a turminha. Antes dela, Pelezinho e Ronaldinho Gaúcho tinham suas revistas próprias, mas Milena aparece agora numa capa com sua família interagindo com os personagens principais da história.
A primeira família negra da “Turma da Mônica” é composta pela mãe, a veterinária Silvia, pelo pai, o publicitário Renato, e seus filhos Sol, Fabinho e Milena. Os cabelos das personagens, inclusive, são parte da representatividade: tranças e black powers compõem a busca para que crianças se reconheçam e se amem, enquanto leem as revistas.
“Desde 2016, venho participando de eventos que discutem a importância da representatividade. É fundamental que as meninas e os meninos negros possam se reconhecer nas histórias em quadrinhos, desenhos e espetáculos. Nossos personagens podem contribuir com isso. (…) Queremos que ela esteja presente em todas as plataformas possíveis. Estamos muito contentes com a chegada da Milena”, disse Mônica Sousa, filha de Maurício de Sousa e diretora executiva dos negócios da família, em entrevista veiculada pelo portal Terra.
Demorou, mas aconteceu!