Uma estátua de bronze de George Floyd, assassinado em 25 de maio de 2020, foi inaugurada na prefeitura de Newark, na Nova Jersey, como forma de homenagear sua vida e fazer uma declaração sobre justiça social.
Spike Lee lança curta-metragem sobre protestos em favor de George Floyd
Ras Baraka (prefeito de Newark), juntamente de Leon Pickney (que comprou e doou a estátua) inauguraram a estátua. Eles também informaram que a estátua permanecerá lá por pelo menos um ano e esperam que sirva como um lembrete do movimento global desencadeado pelo assassinato de Floyd.
“O mundo precisava de um George pacífico. O mundo precisava dele tranquilo e foi sentado em um banco que conseguimos retratar isso. Mesmo após a morte, George Floyd será lembrado. Isso é o que são memoriais. Para lembrar e nunca esquecer porque mudamos hoje, amanhã e para o resto de nossa existência neste planeta.”, contou o escultor da estátua.
Em maio do ano de 2020, um protesto pacífico de mais de 12 mil pessoas ocorreu em Newark para protestar contra a brutalidade policial e a morte de George Floyd, que aconteceu em 25 de maio de 2020 e gerou meses de intensas manifestações em todo o mundo.