Reeditado em 01/04/2020 após pronunciamento do Ministro da Saúde
Temendo o desabastecimento de máscaras cirúrgicas aos profissionais da saúde o Ministro da Saúde – Luiz Henrique Mandetta orienta os brasileiros que façam suas máscaras reutilizáveis em tecido. Aprenda a fazer a sua neste post de maneira fácil sem a necessidade do uso de máquina de costura, como lava las e quando é necessário fazer uso desse equipamento de proteção ao contágio do coronavírus.
O ano de 2020 iniciou semelhante a todos os anteriores, até termos conhecimento da chegada em terras brasileiras de uma Síndrome Respiratória Aguda Grave, doença relacionada a COVID-19 ou simplesmente coronavírus – doença altamente contagiosa causadora de problemas respiratórios transmitida por vírus e com elevado índice de mortalidade, diante cenário tão sinistro e em isolamento social por orientação da OMS – Organização Mundial da Saúde, evidente que os mortais entrassem em estado de alerta vermelho aos perigos de contágio, o que desencadeou o “consumo do pânico” a produtos de higienização e proteção das vias respiratórias fazendo com que esses produtos desaparecessem das prateleiras. Em pronunciamento o Ministro da Saúde orientou que as pessoas fizessem suas próprias máscaras reutilizáveis ( de tecido) para que não faltasse o equipamento aos profissionais da área médica. Importante ressaltar que TNM não é uma plataforma voltada a área médica, portanto as informações que serão fornecidas no post estão de acordo com o que dita a OMS – Organização Mundial da Saúde e a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, havendo dúvidas quanto as formas de contágio de qualquer doença infectocontagiosa, sempre consulte fontes seguras voltadas a área médica com especialidade em infectologia.
APRENDA COMO FAZER A MÁSCARA TIPO CIRÚRGICA DE TECIDO
TNM disponibilizou vídeo didático e de fácil entendimento preparado pela produtora de Rádio e TV – Anne Clarence Lemos Alves para que, qualquer pessoa, consiga confeccionar uma máscara de tecido em casa e sem a necessidade do uso de máquina de costura. Quer saber como? só dar play no vídeo e começar a fazer a sua.
Fazer uso de máscaras cirúrgicas no dia a dia jamais foi hábito dos brasileiros, diferente dos orientais que já enfrentaram outras doenças infectocontagiosas e adquiriram hábito de usarem o equipamento cirúrgico no cotidiano, até mesmo em tempos de nenhuma ameaça a vírus letal. Porém, interessante entender a intenção do uso dessas máscaras por eles, que é prevenir o contágio de pessoas saudáveis caso estejam doentes (mesmo sem apresentar qualquer sintoma) pois a máscara retém as gotículas da saliva do indivíduo doente impedindo que contamine o ambiente aumentando o número de pessoas contaminadas, podendo assim iniciar um surto, epidemia e até mesmo a que o mundo vive no momento, a pandemia do COVID-19. Trata se de uma ação preventiva.
Porém, diferente das razões dos orientais, os brasileiros assustados estão usando a máscara cirúrgica para SE protegerem do contágio ao vírus acreditando que esse tipo de máscara os protegerão de uma possível contaminação, mas exatamente como os orientais o uso desse equipamento pela área médica tem o mesmo objetivo, isto é manter o ambiente hospitalar saudável para o cuidado dos pacientes.
Entende a diferença?
E pra ficar ainda mais claro as razões do uso de máscara, entenda quais são as funções, como usar e o que dizem os especialistas e a Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária sobre as máscaras de tecido.
FUNÇÕES
Esse tipo de máscara tem como função conter a projeção de gotas de saliva e de secreções das vias respiratórias, portanto quando utilizadas por uma pessoa doente inibe uma eventual contaminação do ambiente e quando utilizadas por uma pessoa saudável inibe possíveis infecções transmitidas por gotículas (saliva) por serem uma barreira física entre o ambiente a boca e o nariz (principais canais de entrada do vírus) da pessoa saudável.
COMO USAR
A máscara deve cobrir o nariz, a boca e o queixo.
Deve haver troca de máscara regularmente: pelo menos de 3 em 3 horas.
Lavar as mãos antes e depois de colocar uma máscara.
As máscaras de tecido usadas deverão ser sempre lavadas com água, sabão ou detergente antes de guardar e poderão ser reutilizadas.
As máscaras de tecido devem ser confeccionas em tecido 100% algodão de preferência tricoline e confeccionado dobrado para compor dupla proteção.
Considerando que pessoas contaminadas pelo vírus, na fase que ainda não apresentam sintomas estão transmitindo o vírus, o uso de máscara (descartável ou tecido) pode vir a ajudar no controle da propagação da doença evitando que infectados e assintomáticos transmitam o vírus a pessoas saudáveis.
O QUE DIZEM OS ESPECIALISTAS PARA O USO DE MÁSCARAS DE TECIDO
- Não há comprovação que máscaras de tecido protejam a pessoa saudável do COVID-19 e acessórios como lenços e echapes não são recomendados para este fim.
- Recomendam o uso de máscaras tipo cirúrgica (descartável ou de tecido) apenas por pessoas infectadas, profissionais da saúde ou que estejam cuidando de doentes.
- Embora, as máscaras de tecido tenham sido recomendadas até pelo Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, no caso de desabastecimento das máscaras descartáveis, o uso desse tipo máscara divide a opinião dos especialistas, alguns afirmam que não oferecem a proteção adequada.
- Não é possível saber a eficácia das máscaras de tecido na proteção ao COVID-19 porque nunca foram testadas para esse fim.
- As máscaras comercializadas seguem padrões e a efetividade dos tecidos para proteger contra a doença é desconhecida.
- A ANVISA não recomenda o uso de máscaras de tecido.
CURIOSIDADE BÔNUS 1:
Não leva o menor jeito com costura e mesmo assim quer sua máscara de tecido, algumas plataformas de e-commerce vinham comercializando máscaras tipo cirúrgica de tecido como acessório fashion bem antes do COVID-19 surgir movidos por uma tendência de moda inspirada pelo movimento kpop, porém os preços são bem salgados comparados as máscaras descartáveis mas sendo reutilizáveis podem valer a pena pelo custo benefício.
CURIOSIDADE BÔNUS 2: a qualquer tempo, criatividade e canja de galinha não fazem mal a ninguém, e não desmerecendo o momento tão triste com tantas mortes, sofrimento e incertezas, os mais desencanados da seriedade e peso que o COVID-19 desperta, alguns mortais estão gastando criatividade pra manter seus hábitos, compromissos e estilo de vida incorporando as máscaras tipo cirúrgica em seus looks como acessório fashion. Só, espia.
Fonte: saude.estadao.com.br