19.5 C
São Paulo
sexta-feira, 29 maio 2020
Home Colunistas Ministro da Saúde orienta para o uso de máscara reutilizáveis em tecido...

Ministro da Saúde orienta para o uso de máscara reutilizáveis em tecido – Aprenda de Maneira Fácil como Fazer a Sua

Reeditado em 01/04/2020 após pronunciamento do Ministro da Saúde

Temendo o desabastecimento de máscaras cirúrgicas aos profissionais da saúde o Ministro da Saúde – Luiz Henrique Mandetta orienta os brasileiros que façam suas máscaras reutilizáveis em tecido. Aprenda a fazer a sua neste post de maneira fácil sem a necessidade do uso de máquina de costura, como lava las e quando é necessário fazer uso desse equipamento de proteção ao contágio do coronavírus.

O ano de 2020 iniciou semelhante a todos os anteriores, até termos conhecimento da chegada em terras brasileiras de uma Síndrome Respiratória Aguda Grave, doença relacionada a COVID-19 ou simplesmente coronavírus –  doença altamente contagiosa causadora de problemas respiratórios transmitida por vírus e com elevado índice de mortalidade,  diante cenário tão sinistro e em isolamento social por orientação da OMS – Organização Mundial da Saúde, evidente que os mortais entrassem em estado de alerta vermelho aos perigos de contágio, o que desencadeou o “consumo do pânico” a produtos de higienização e proteção das vias respiratórias fazendo com que esses produtos desaparecessem das prateleiras. Em pronunciamento o Ministro da Saúde orientou que as pessoas fizessem suas próprias máscaras reutilizáveis ( de tecido) para que não faltasse o equipamento aos profissionais da área médica. Importante ressaltar que TNM não é uma plataforma voltada a área médica, portanto as informações que serão fornecidas no post estão de acordo com o que dita a OMS – Organização Mundial da Saúde e a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, havendo dúvidas quanto as formas de contágio de qualquer doença infectocontagiosa, sempre consulte fontes seguras voltadas a área médica com especialidade em infectologia.

APRENDA COMO FAZER A MÁSCARA TIPO CIRÚRGICA DE TECIDO

TNM disponibilizou vídeo didático e de fácil entendimento preparado pela produtora de Rádio e TV – Anne Clarence Lemos Alves para que, qualquer pessoa, consiga confeccionar uma máscara de tecido em casa e sem a necessidade do uso de máquina de costura. Quer saber como? só dar play no vídeo e começar a fazer a sua.

Tutorial de Máscara de Tecido reutilizáveis
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-6.png
A produtora Anne Clarence exibe as máscaras em tecido confeccionas por ela

Fazer uso de máscaras cirúrgicas no dia a dia jamais foi hábito dos brasileiros, diferente dos orientais que já enfrentaram outras doenças infectocontagiosas e adquiriram hábito de usarem o equipamento cirúrgico no cotidiano, até mesmo em tempos de nenhuma ameaça a vírus letal. Porém, interessante entender a intenção do uso dessas máscaras por eles, que é prevenir o contágio de pessoas saudáveis caso estejam doentes (mesmo sem apresentar qualquer sintoma) pois a máscara retém as gotículas da saliva do indivíduo doente impedindo que contamine o ambiente aumentando o número de pessoas contaminadas, podendo assim iniciar um surto, epidemia e até mesmo a que o mundo vive no momento, a pandemia do COVID-19. Trata se de uma ação preventiva. 

Porém, diferente das razões dos orientais, os brasileiros assustados estão usando a máscara cirúrgica para SE protegerem do contágio ao vírus acreditando que esse tipo de máscara os protegerão de uma possível contaminação, mas exatamente como os orientais o uso desse equipamento pela área médica tem o mesmo objetivo, isto é manter o ambiente hospitalar saudável para o cuidado dos pacientes.

Entende a diferença?

Rappers aderiram as máscaras tipo cirúrgica

E pra ficar ainda mais claro as razões do uso de máscara, entenda quais são as funções, como usar e o que dizem os especialistas e a Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária sobre as máscaras de tecido.

FUNÇÕES

Esse tipo de máscara tem como função conter a projeção de gotas de saliva e de secreções das vias respiratórias, portanto quando utilizadas por uma pessoa doente inibe uma eventual contaminação do ambiente e quando utilizadas por uma pessoa saudável inibe possíveis infecções transmitidas por gotículas (saliva) por serem uma barreira física entre o ambiente a boca e o nariz (principais canais de entrada do vírus) da pessoa saudável.

COMO USAR

A máscara deve cobrir o nariz, a boca e o queixo.

Deve haver troca de máscara regularmente: pelo menos de 3 em 3 horas.

Lavar as mãos antes e depois de colocar uma máscara.

As máscaras de tecido usadas deverão ser sempre lavadas com água, sabão ou detergente antes de guardar e poderão ser reutilizadas.

As máscaras de tecido devem ser confeccionas em tecido 100% algodão de preferência tricoline e confeccionado dobrado para compor dupla proteção.

Foto de catálogo em plataforma e-commerce

Considerando que pessoas contaminadas pelo vírus, na fase que ainda não apresentam sintomas estão transmitindo o vírus, o uso de máscara (descartável ou tecido) pode vir a ajudar no controle da propagação da doença evitando que infectados e assintomáticos transmitam o vírus a pessoas saudáveis.

O QUE DIZEM OS ESPECIALISTAS PARA O USO DE MÁSCARAS DE TECIDO

  • Não há comprovação que máscaras de tecido protejam a pessoa saudável do COVID-19 e acessórios como lenços e echapes não são recomendados para este fim.
  • Recomendam o uso de máscaras tipo cirúrgica (descartável ou de tecido) apenas por pessoas infectadas, profissionais da saúde ou que estejam cuidando de doentes.
  • Embora, as máscaras de tecido tenham sido recomendadas até pelo Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, no caso de desabastecimento das máscaras descartáveis, o uso desse tipo máscara divide a opinião dos especialistas, alguns afirmam que não oferecem a proteção adequada.
  • Não é possível saber a eficácia das máscaras de tecido na proteção ao COVID-19 porque nunca foram testadas para esse fim.
  • As máscaras comercializadas seguem padrões e a efetividade dos tecidos para proteger contra a doença é desconhecida.
  • A ANVISA não recomenda o uso de máscaras de tecido.
Jaden Smith passeando em tempos de COVID-19 – foto reprodução Pinterest

CURIOSIDADE BÔNUS 1:

Não leva o menor jeito com costura e mesmo assim quer sua máscara de tecido, algumas plataformas de e-commerce vinham comercializando máscaras tipo cirúrgica de tecido como acessório fashion bem antes do COVID-19 surgir movidos por uma tendência de moda inspirada pelo movimento kpop, porém os preços são bem salgados comparados as máscaras descartáveis mas sendo reutilizáveis podem valer a pena pelo custo benefício.  

FOTO: AMAZON

CURIOSIDADE BÔNUS 2: a qualquer tempo, criatividade e canja de galinha não fazem mal a ninguém, e não desmerecendo o momento tão triste com tantas mortes, sofrimento e incertezas, os mais desencanados da seriedade e peso que o COVID-19 desperta, alguns mortais estão gastando criatividade pra manter seus hábitos, compromissos e estilo de vida incorporando as máscaras tipo cirúrgica em seus looks como acessório fashion. Só, espia.

Acessório de Noiva como Complemento do Vestido
Acessório de Modelos na Semana de Moda
Acessório Sofisticado de Rapper em Festa de Premiação
Acessório de Marca Luxuosa de Celebridade para pose no Instagram
Acessório de Jovens Coreanos Inspirados pelo Movimento kpop

Fonte: saude.estadao.com.br

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Jimmy Fallon se desculpa por usar “blackface” para personificar Chris Rock

Jimmy Fallon publicou um pedido de desculpas por fazer “blackface” para personificar Chris Rock no programa Saturday Night Live no ano 2000.

Érico Brás fala sobre quando foi confundido com ladrão na Bahia

O ator e apresentador Érico Brás contou sobre como foi quando policiais o confundiram com um ladrão, na Bahia. Durante uma live com Fábio...

Thelma fala sobre ataques racistas em entrevista

Thelma participou hoje (28) pela manhã do programa Encontro com Fátima Bernardes. Durante a conversa com a apresentadora, ela falou sobre os...

A Moda 3D – “embora muitas marcas possam seguir o meu exemplo, é importante observar que uma mulher negra fez isso primeiro” – Anifa...

Com grandes lojas fechando suas portas devido à crise na indústria da moda ocasionada pelas diversas limitações da pandemia COVID-19 e o...

COMENTÁRIOS RECENTES