19.5 C
São Paulo
sexta-feira, 03 abril 2020
Home Hoje é 21 de Março: Dia Internacional Contra a Discriminação Racial

21 de Março: Dia Internacional Contra a Discriminação Racial

Hoje é Dia Internacional Contra Discriminação Racial. (Foto: Reprodução/Nappy)

Em 1960, durante uma manifestação contra a lei que impunha à população negra da África do Sul um cartão que definia por onde esta parcela podia circular, a polícia matou 69 pessoas e deixou 186 feridos.

O episódio, que aconteceu durante o regime Apartheid, ficou conhecido como o Massacre de Sharpeville e, em referência, o dia 21 de março foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Dia Internacional Contra a Discriminação Racial.

Nenhuma autoridade foi punida pelo massacre que aconteceu há 60 anos na África do Sul. Países diferentes, anos diferentes, racismo comum. O Brasil até hoje vive grandes reflexos da cultura do racismo no país, o que pode ser evidenciado, inclusive, a partir da execução do povo preto.

Falar sobre o dia de hoje e lembrar o dia que aconteceu em 1960 são partes importantes para comparar passado e presente. Mas principalmente para repensar o futuro. O que temos feito na luta contra a discriminação racial por aqui?

Amanda Sthephaniehttp://www.todosnegrosdomundo.com.br
Preta. Pobre. Poeta. Periférica. Prounista. Filha de Oxum, tem paixão pela palavra e estuda o último ano de Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Vítima do coronavírus, morre professor que financiava secretamente alunos pobres no RN

Luiz Di Souza financiava por conta própria alunos pobres no Rio Grande do Norte; Professor foi vítima do coronavírus

DJ Jazzy Jeff perdeu olfato e paladar e suspeita que está com coronavírus

Coronavírus não "liga para quem você é”, afirmou Jazzy Jeff que, no Brasil, ficou conhecido por ter interpretado Jazz, o melhor...

Lizzo distribui almoço para equipes médicas das áreas mais afetadas pelo coronavírus

Lizzo doou almoço para vários médicos e enfermeiros (Foto: Divulgação) A cantora Lizzo distribuiu recentemente almoço...

Elza Soares, Djamila Ribeiro, Tia Má: artistas repudiam ataques racistas contra Maju e Thelma

Vários artistas negros repudiaram as ofensas sofridas por Maju e Thelma; TNM selecionou algumas manifestações Maju Coutinho e...

COMENTÁRIOS RECENTES