fbpx
19.5 C
São Paulo
segunda-feira, 06 dezembro 2021
HomeHoje é21 de Março: Dia Internacional Contra a Discriminação Racial

21 de Março: Dia Internacional Contra a Discriminação Racial

Hoje é Dia Internacional Contra Discriminação Racial. (Foto: Reprodução/Nappy)

Em 1960, durante uma manifestação contra a lei que impunha à população negra da África do Sul um cartão que definia por onde esta parcela podia circular, a polícia matou 69 pessoas e deixou 186 feridos.

O episódio, que aconteceu durante o regime Apartheid, ficou conhecido como o Massacre de Sharpeville e, em referência, o dia 21 de março foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Dia Internacional Contra a Discriminação Racial.

Nenhuma autoridade foi punida pelo massacre que aconteceu há 60 anos na África do Sul. Países diferentes, anos diferentes, racismo comum. O Brasil até hoje vive grandes reflexos da cultura do racismo no país, o que pode ser evidenciado, inclusive, a partir da execução do povo preto.

Falar sobre o dia de hoje e lembrar o dia que aconteceu em 1960 são partes importantes para comparar passado e presente. Mas principalmente para repensar o futuro. O que temos feito na luta contra a discriminação racial por aqui?

Compartilhe

Amanda Sthephaniehttp://www.todosnegrosdomundo.com.br
Preta. Pobre. Poeta. Periférica. Prounista. Filha de Oxum, tem paixão pela palavra e estuda o último ano de Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie.
- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES