fbpx
19.5 C
São Paulo
quarta-feira, 08 dezembro 2021
HomeNotíciaO que é Consciência Negra?

O que é Consciência Negra?

Por conveniência sabemos que Consciência Negra é celebrada no dia de 20 de novembro, mas o que é representa essa data?

O dia da Consciência Negra foi criado em 2003, entretendo só foi oficializado em 2011. É uma data que vai além do feriado, é um momento de reflexo. Dia 20 de novembro também foi o dia da morte de Zumbi dos Palmares, que lá em 1695 liderava um dos maiores quilombos do país, lutava por igualdade e por acima de tudo liberdade. Mas isso ainda não responde o questionamento: o que é a Consciência negra?

TNM Shop faz campanha para o Dia da Consciência Negra

Em um país com mais 50% da população composta por pretos essa pergunta deveria ter uma resposta simples. Mas não tem. A primeira pergunta que deve de fato ser feita, é o que é ser negro no Brasil? Tivemos anos de escravidão, depois anos e mais anos de segregação explicita, como se não bastasse ainda tentaram embranquecer a população. Da mestiçagem feita a partir da violação o nosso país se tornou menos negro, mas não o suficiente.

Se conhecer como negro

Para se ter consciência sobre algo, primeiro é preciso conhecer tal coisa. E o negro no Brasil por muito tempo, e às vezes ainda, é desconhecido. É deixado de lado e subestimado. A Consciência Negra é um misto de coisas, é reflexão da luta ancestral, é aceitação da própria cor, é cultura, é saber e é necessária. Para os brancos talvez possa ser uma data de estudo, aquele momento que pode ser usado para que eles entendam o que é de fato ser antirracista. Acredito que Consciência Negra seja celebração de cada conquista pequena e de cada salto gigantesco que um preto ou preta conseguiu alcançar. Consciência é saber quando falar e quando ouvir e 20 de novembro é dia para fazer as duas coisas.

Consciência no topo

Então vamos falar de celebração. Poderia citar Lewis Hamilton, que há pouco tempo trás conquistou o título de melhor piloto de Fórmula 1, ou então Emicida, ganhador do Grammy Latino 2020, na categoria de melhor álbum, com a obra prima AmarElo. Poderia até mesmo citar Zumbi, Dandara, Luís da Gama e tantos outros guerreiros. Conceição Evaristo, ou então personagens da mídia, como Lázaro Ramos, Taís Araújo, Maju Coutinho e entre outros, que também devem ser celebrados. Mas a comemoração vai para cada preto e preta que ainda está vivo, que se mantém em pé, mesmo com todo o sistema contra.

É dia de celebrar a vida, afinal vivemos em um país que com estatísticas deprimentes. A população negra ainda é maior em cárcere, jovens negros e periféricos morrem a todo instante, e as mulheres pretas vivem a sobrecarga, o assédio, o racismo e o luto sem o mínimo amparo. Então, acredito que devemos nos agarrar a conquistas, as que vemos na TV e que nós mesmos alcançamos no dia a dia. É celebrar a vaga na universidade, o emprego novo, o estágio, a compra da geladeira, o TCC entregue, é viver na alegria e no perrengue. É também esperar por um dia da Consciência Negra com mais consciência por parte de todos, é porque hoje mesmo acordamos com a notícia da morte de um nós. Infelizmente Consciência Negra é resistir, por isso que é preciso celebrar as pequenas alegrias da vida adulta, porque até elas são roubadas de nós.

Compartilhe

Maria Angélicahttp://www.todosnegrosdomundo.com.br
Tenho 22 anos, sou nascida e criada no litoral, caiçara com muito orgulho. Além disso, também sou formada em Comunicação Social - Jornalismo. Sempre me encantei com o poder das palavras e por isso sinto que o jornalismo me escolheu, durante a minha breve trajetória profissional tive a oportunidade de contar histórias lindas e é o que pretendo continuar fazendo.
- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES