Com uma performance original, Xenia França traz um reportório embalado pela união de ritmos. Então é de se esperar jazz, música eletrônica, ritmos cubanos e afro brasileiros. A apresentação acontece no sábado, a partir das 11h. A transmissão será realizada pelo Instagram, Facebook e YouTube do Inhotim.
A ação tem o apoio do Instituto Cultural Vale. Para Antonio Grassi, diretor-presidente do Instituto Inhotim, o evento é essencial para a cultura.
“O Inhotim em Cena é a intersecção entre música, arte contemporânea, botânica e arquitetura. Trazemos ao público perspectivas descentralizadas sobre os territórios do Instituto, sempre com performances musicais em diferentes espaços que dialogam com a proposta dos artistas. E é o que público poderá ver com Xenia França em meio à potência e exuberância das Patas de Elefante”.
O repertório de Xenia França
Xenia França já foi indicada ao Grammy Latino. Além disso, foi a primeira brasileira a participar do projeto musical Colors, plataforma que promove novos artistas de diferentes gêneros musicais e de diversas partes do mundo.
O repertório está cheio de destaques, sobretudo com a música Pra que me chamas?, do álbum XENIA (2017).
“A arte me emociona de todas as formas possíveis. Estar no Inhotim é como estar em outra dimensão, uma outra atmosfera. E vejo na natureza a capacidade de criar com tanta facilidade coisas simples e complexas”, diz a cantora.
A artista valoriza a cultura afro-brasileira e já se tornou uma potência. Por isso, sua apresentação será realizada nas imponentes patas de elefante, aos pés da árvore Tamboril.
Tudo foi pensando para criar um significado. Principalmente porque trata-se da árvore icônica do Inhotim. E ela está localizada na área central do parque, com quase 100 anos. Por ser uma árvore madura, tem cerca de 20 metros de altura. Dessa forma, fornece sombra e beleza.
Inhotim em Cena
O Inhotim em Cena 2021 tem sido uma importante ferramenta de fomento da produção de artistas durante a pandemia. Já passaram pela programação nomes como: Arnaldo Antunes, Otto e Pedro Luís. Mas todos os shows estão disponíveis no canal do Inhotim no YouTube.