Nesta semana viralizou na internet um vídeo comovente: uma menininha negra se dirige à cabeleireira que a atende no salão e diz ser feia enquanto vê seu reflexo no espelho.
Segundo a Pais e Filhos, a criança é Ariyonna, de apenas quatro anos, e a cabeleireira é Shabria, que logo rebate a fala da pequena, lembrando o quanto ela é linda e especial.
“Não diga isso, você é tão bonita“, diz a cabeleireira. E não para por aí: “Você tem as covinhas mais lindas. É tão fofa! Tem a pele linda da cor do chocolate e os dentes tão brancos! Você é maravilhosa”, completa.
No Instagram, Shabria publicou o vídeo e explicou melhor o que houve: “Enquanto eu fazia o cabelo dela, ela estava cheia de energia até que, do nada, ela olhou para o reflexo e ficou desanimada. Isso partiu meu coração porque ela tem a MAIOR energia e o sorriso e o coração mais lindos! Eu acho que quando as crianças vão à escola, percebem muitas coisas diferentes que não sabem a definição, mas conhecem o sentimento”.
O pensamento inicial de Ariyonna sobre sua aparência infelizmente é muito comum, principalmente entre crianças. O racismo estrutural e naturalizado diz a crianças negras que elas não deveriam ser negras.
Diálogos como o que Shabria teve com a linda Ariyonna são cada vez mais necessários. É importante que adultos estejam dispostos a tratar deste assunto e elevar a autoestima das crianças pretas como fez a cabeleireira.