19.5 C
São Paulo
sexta-feira, 03 abril 2020
Home Opinião BBB 2020: Desconstruídos mesmo?

BBB 2020: Desconstruídos mesmo?

Também tem racismo no BBB e quase ninguém fala sobre isso. Militância seletiva? (Foto: Reprodução)

Toda vez que falamos de BBB, alguém fica bravo. Por mais que reality shows pareçam apenas fúteis, eles também são um retrato da nossa sociedade.

Neste ano, o BBB levantou questões importantes: machismo, sexismo, relacionamento abusivo… E racismo. Muito racismo. Principalmente velado. Mas ninguém viu.

Vale lembrar que em 2019, a vencedora do reality foi racista em referência às religiões de matriz africana e nada aconteceu. Pelo contrário: Paula von Sperling levou o prêmio pra casa.

Será que de repente nossa sociedade mudou tanto? Ou estamos falando de comoção seletiva? Parece que as pessoas sensatas do início do programa já não são tão sensatas assim, mas não há uma reação específica do público quanto a isso. Nem sequer dos próprios participantes.

Em contrapartida, um outro cenário surge concomitantemente: Thelma e Babu como última opção sempre. Seja para comer com mais opções no VIP, seja para acompanhar alguém nas provas.

Não tem muita gente falando disso. Além disso, no ano passado, participantes negros indagaram sobre muitas questões: machismo, racismo, gordofobia. Mas a reação sobre a militância de um participante negro costuma ser diferente da militância de alguém branco.

Toda conquista é importante. Mas o principal empecilho de se entender como desconstruído é não ter espaço para mais desconstrução. A prova disso é que as fadas sensatas já foram racistas. De forma velada ou não.

Marcela não enxerga Babu no VIP. Claro. Por que um homem negro caberia no espaço em que se pode comer à vontade? Gizelly disse que só não comeria o arroz que Babu fez se estivesse “macumbado”. Ninguém falou nada a respeito.

A noção de sensatez da internet e dos confinados passou longe.

Amanda Sthephaniehttp://www.todosnegrosdomundo.com.br
Preta. Pobre. Poeta. Periférica. Prounista. Filha de Oxum, tem paixão pela palavra e estuda o último ano de Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Vítima do coronavírus, morre professor que financiava secretamente alunos pobres no RN

Luiz Di Souza financiava por conta própria alunos pobres no Rio Grande do Norte; Professor foi vítima do coronavírus

DJ Jazzy Jeff perdeu olfato e paladar e suspeita que está com coronavírus

Coronavírus não "liga para quem você é”, afirmou Jazzy Jeff que, no Brasil, ficou conhecido por ter interpretado Jazz, o melhor...

Lizzo distribui almoço para equipes médicas das áreas mais afetadas pelo coronavírus

Lizzo doou almoço para vários médicos e enfermeiros (Foto: Divulgação) A cantora Lizzo distribuiu recentemente almoço...

Elza Soares, Djamila Ribeiro, Tia Má: artistas repudiam ataques racistas contra Maju e Thelma

Vários artistas negros repudiaram as ofensas sofridas por Maju e Thelma; TNM selecionou algumas manifestações Maju Coutinho e...

COMENTÁRIOS RECENTES