SPFW, saiba quantos somos em porcentual de estilistas na maior semana de moda do Brasil num cenário marcado pela falta de representatividade preta – a indústria da moda
O ano de 2020 foi difícil para a economia devido a pandemia e marcado por diversos debates e polêmicas em torno da questão racial, o que gerou expectativa se nesta edição dos 25 anos do evento haveriam ações para inclusão de gente preta em todos os setores destacando a posição de estilistas e proprietários de marca. Afinal, teremos aumento no número de estilistas que nos representem na SPFW edição de 25 anos?
É de conhecimento de todos que pouco (ou nada) é feito na indústria para por fim a hegemonia sistematicamente branca que marcam uma das principais semanas de moda brasileira, a SÃO PAULO FASHION WEEK – SPFW.
Neste ano, o evento acontecerá de forma 100% digital entre 4 e 8 de novembro. As marcas irão apresentar as coleções por vídeo a partir das 19h no Instagram (@spfw) e canal do evento no Youtube. E, com 36 marcas a se apresentarem conheça quantas são de propriedade de gente preta.
Luiz Claudio Silva
Mineiro fundador e diretor criativo da marca Apartamento 03 (2006), Luiz Claudio Silva, deverá apresentar coleção com identidade marcada pelo uso de técnicas manuais e tecidos nobres. Silva, debutou na SPFW em 2015 atendendo clientes de todas as idades e de gosto sofisticado, característica das peças de Silva retratadas nos detalhes de acabamento e design impecáveis. Recentemente, Luiz Claudio se posicionou sobre as questões sociais em torno do racismo e sustentabilidade na moda.
“…penso que a pandemia tenha deixado muita coisa exposta, mas todos esses assuntos sempre foram urgentes. Desde sempre o sistema moda seguiu sendo conduzido por um grupo de privilegiados, e claro, os maiores beneficiados por essa estrutura. Alguma movimentação tem acontecido pela própria articulação e potência entre os pretos na moda. É uma felicidade ver essa turma que se parece comigo chegando… é de um orgulho sem tamanho…”
“…imagine quando comecei se eu me via em alguns espaços? Continuei meu trabalho por estratégia. Foi violento muitos dos episódios e quase nunca disse. Não havia lugar a quem falar…”
“…Nenhuma novidade os casos de racismo… Se há na indústria da moda quem não tenha empatia pelo outro, há menos ainda para questões socio-ambientais…”
Sobre o futuro da criação de moda, Luiz Claudio a enxerga como inclusiva sempre e continua a acreditar que o futuro da moda será colaborativo. Os planos para o futuro da marca será criar loja/atelier em BH e ter um e-commerce.
Angela Brito
Cabo-verdiana Angela Brito fundou sua marca no Rio de Janeiro em 2014, onde reside a duas décadas. Aos 9 anos morou em Portugal retornando a Cabo Verde aos 17. Formada em engenharia de telecomunicação pela Federal Fluminense (UFF), aventurou-se nos cursos de moda tendo sua estreia nas passarelas pela Casa de Criadores com sua marca carregada de elementos de Cabo Verde que contam sua história.
A estilista segue a linha minimalista/futurista em design contemporâneo com recortes assimétricos que agregam sofisticação em todas as suas peças. Em entrevista a cremosa Angela Brito revela que cria suas coleções como alguém não nativa, e como migrante conta sua historia através de suas coleções e o que provavelmente apresentará na próxima edição da SPFW.
Isaac Silva
Baiano de Barreiras, cidade a 800 quilômetros de Salvador, Isaac Silva dispensa apresentações no mundinho fashion, pois é conhecido pelo slogan: “Acredite no seu Axé”, frase que leva ao “pé da letra” e que leva o nome de uma de suas coleções, tendo como espécie de filosofia de vida. E, com mais de 5 anos de história de sua marca própria no mercado, desde sempre desafia o preconceito racial com criações marcadas por referência Afro-Brasileiras e indígenas. O estilista, atualmente é o preferido das celebridades conquistando desde Elza Soares a Gaby Amarantos. Formado em Design e Gestão de moda, Isaac Silva além de estilista e tecnólogo em produção do vestuário devido ao seu carisma tornou se o queridinho de influenciadores, fashionistas e artistas que aguardam ansiosos pela coleção que deve ser apresentada na SPFW.
Tudo sobre o sucesso que foi o desfile Acredite no seu Axé de Isaac Silva.
Os 3 três cremosos irão se apresentar na São Paulo Fashion Week – SPFW no mesmo dia (08/11) nos horários abaixo e transmitido a partir das 19h nas redes sociais do evento.
15h30 – Apartamento 03 – Luiz Claudio Silva
18h30 – Angela Brito
20h30 – Isaac Silva
Enfim, a resposta a pergunta do post é – ainda não foi desta vez! porém mantivemos na edição dos 25 anos do evento a média dos 8% de representatividade em números de estilistas/proprietários de marca comparado as edições anteriores do total de estilistas a se apresentarem na SPFW.