Me Representa, Moda

Estilista Isaac Silva confiando em seu axé encanta na São Paulo Fashion Week

Carol Lee Dutra- Colunista/TNM – Designer de Moda

Foto Zé Takahashi – ag. FOTOSITE

Antes, dos confetes ao cremoso Isaac Silva, há alguns meses, o Brasil recebeu a visita de Oliver Rousteing estilista que assina as peças puro luxo da marca francesa Balmain, e atual queridinho das milionárias gringas Beyoncé e Rihanna. E o que chamou atenção, ao ler um pouco da carreira do cara, é o fato de um garoto negro de 25 anos e fazendo tanto sucesso, embora contratado pela esnobe francesa Balmain, afirmou em entrevista que a indústria da moda é descaradamente preconceituosa, e ao ser questionado se havia sido vítima de racismo, o gringo respondeu – “pra começo de conversa, não sou e nunca fui vítima de nada. Já passei por experiências racistas ao longo da minha jornada, e posso garantir: o pior racismo não surge por parte daqueles que nos olham torto, mas, sim, de quem está ao lado, em silêncio, julgando tudo, sem fazer nada”.

Foto Zé Takahashi – ag. FOTOSITE

E, com a explanação do gringo, a gente para pra pensar que o preconceito pode ser ainda pior, e até mais prejudicial, se diante a demência do racismo, quem vê, quem sente, quem acredita ser errado, quem sente vergonha, quem se sente agredido, quem sente na pele os efeitos do preconceito em qualquer mercado de trabalho, e se diante aos fatos, paralisar ou se omitir, o cenário jamais mudará.

Foto Zé Takahashi – ag. FOTOSITE

E, Oliver fez muito quando não paralisou seu talento diante o massacre da crítica especializada a suas criações consideradas pelo mercado burguês muito sexy/vulgar ao ajustar suas peças em mulheres curvilíneas (característica das mulheres negras) e não necessariamente aos corpos no padrão anoréxico das passarelas francesas. E, com atitudes como as de Oliver, muda se padrões e novas possibilidades aparecem para a mudança do cenário.

Foto Zé Takahashi – ag. FOTOSITE

E, com a introdução do gringo, TNM faz um paralelo aos feitos do estilista baiano e portanto brasileiríssimo Isaac Silva, que migrou de Barreiras, interior da Bahia, para São Paulo compondo a princípio a equipe da Casa de Criadores, principal evento de moda autoral do país, até ser reconhecido como um dos estilistas da elite criativa nacional vestindo famosos como Taís Araújo,Camila Pitanga,Gaby Amarantos,Djamila Ribeiro, Liniker e Elza Soares.

Foto Zé Takahashi – ag. FOTOSITE

 E sob o slogan Acredite No Seu Axé conquistou a geral da São Paulo Fashion Week – 48 (principal semana de moda do país) colocando pra jogo uma coleção carregada de referências a religião afro-brasileira e à ancestralidade africana. Quer surra de bom gosto e boas energias numa passarela ornamentada de arruda e sal grosso? espia a doçura e a elegância retratados no desfile do fofo, dando play no vídeo.

Desfile Isaac Silva – SPFW/48N

Riqueza nos detalhes que fazem alusão a religião de matriz africana com peças que remetem as vestimentas dos Orixás e que em conjunto aos símbolos religiosos como conchas e búzios deram a identidade ao desfile.

Foto Zé Takahashi – ag. FOTOSITE

E, ainda sob o efeito e a formosura característica das peças de Isaac, TNM pede licença poética pra comentar um pouco a mais da obra que foi seu desfile recheado de looks que faziam referência a diversos Orixás.

Foto Zé Takahashi – ag. FOTOSITE

Destaque a predominância monocromática de toda coleção na cor branca muito usada na religião, nos longos cabelos das modelos em representação a Iemanjá, nos trabalhos em crochê, na riqueza das rendas, na diversidade dos modelos, na fluidez dos tecidos, nos bordados com búzios e no brilho prateado dos vestidos em representação ao céu de Oxalá.

Foto Zé Takahashi – ag. FOTOSITE

Resta a TNM parabenizar o estilista por tanta belezura e profissionalismo apresentados na SPFW. Nos representa, painho.

Compartilhe esta notícia
Load More Related Articles
Load More By Carol Lee Dutra
Load More In Me Representa

Facebook Comments

deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Além disso, verifique

Vídeo de pedido de casamento no KFC viraliza e casal recebe um presentão

Nos últimos dias, viralizou um vídeo em que ...

Facebook

Newsletter