Representatividade. Essa palavra de 18 letras mostra bem o que o negro necessita em nossa sociedade. Ele precisa olhar para os meios de comunicação e sentir-se representado como parte importante das tramas, dessa forma, sentindo-se parte importante da sociedade real. Observando isso, como sou aficionado pelos quadrinhos, também acho super importante essa representação do negro bem-sucedido nos quadrinhos. Na última coluna, falamos sobre o Pantera Negra, rei de seu próprio país, hoje vamos falar da Vixen, modelo e heroína super poderosa. Vamos nessa:
Por Ygor Henrique
Origem
Nascida da fictícia vila de M´Changa, Mari Jiwe, a Vixen (ou megera em tradução livre), viu muito cedo sua mãe ser assassinada por caçadores ilegais. Após este atentado, ela foi viver com seu pai, o reverendo Richard Jiwe, o padre da vila. Infelizmente, após um tempo, o reverendo Jiwe também foi assassinado. O autor do crime foi seu meio-irmão, General Maksai,que procurava por um totem com supostos poderes mágicos.
Sozinha no mundo, Mari mudou-se para os Estados Unidos, assumiu o nome de Mari McCabe e conseguiu um emprego como modelo. Bem-sucedida, ela usa o dinheiro para viajar pelo mundo e, em uma dessa viagens, ela resolver voltar à África. E foi quando a vida dela mudou para sempre. Mari reencontrou o seu tio e descobriu que o amuleto roubado era realmente mágico, porém, com condições que seu tio não conseguiria utilizar completamente. Ela rouba o amuleto dele e passa a usar os seus poderes em prol do bem, tornando-se a super-heroína, Vixen.
Amuleto
A lenda conta que o Deus Aranha Anansi criou um amuleto que conferia atributos animais para um guerreiro chamado Tontun. Com este poder, ele poderia ter as qualidades de qualquer tipo de animal, como a força de um gorila, a velocidade de um guepardo ou a habilidade de voo de uma águia, porém, deveria ter o desejo puro de proteger as pessoas. Desde então, o amuleto é passado de geração em geração dentro da família Jiwe e apenas os membros podem usar o seu poder.
Poderes
A Vixen consegue contatar o campo morfogenético da Terra. Este contato a permite copiar um animal, simplesmente pensando numa das suas habilidades únicas.
Até o momento, a heroína conseguiu usar as seguintes habilidades:
- Aderência Física: Aranha.
- Antipatia: Mula.
- Eletrocinesia: Enguia Elétrica
- Resistência à Energia: Verme de Pompeia.
- Olfato Aguçado: Lobo.
- Visão Melhorada: Águia.
- Voo: Falcão
- Cura Acelerada: Réptil.
- Acrobacia: Sapo, Grilo.
- Agilidade Sobre-Humana: Macaco, Felino.
- Durabilidade Sobre-Humana: Rinoceronte / Abalone.
- Reflexos Sobre-Humanos: Louva-a-Deus.
- Velocidade sobre-humana: Guepardo, Falcão Peregrino.
- Força Sobre-Humana: Elefante, Gorila, Formiga.
- Natação: Golfinho.
- Constrição: Serpente.
- Visão Infravermelha: Réptil.
- Visão Noturna: Gato.
- Pontapé: Cavalo.
- Intensidade: Elefante.
As garras da Vixen são altamente resistentes, capazes de destruir concreto, ferro e, até mesmo, ferir o Superman.
Criação
A personagem foi criada por Curt Swan, Gerry Conway e Bob Oksner, tendo sua primeira aparição na Action Comics #521, em 1981. Ela foi a primeira heroína negra da DC a ganhar um título próprio, porém, não encontrei a data de lançamento. (Desculpa)
Aparições na cultura POP
A Vixen apareceu em Arrow (4ª temporada, episódio 15) e estreará sua própria séria animada.
Veja o trailer https://www.youtube.com/watch?v=HkGEdeml8TA
Esperamos que tenha cada vez mais representações como essas. Apesar de serem poucos, existem heróis negros nos quadrinhos que nos representam de uma forma incrível. Mais deles nas telinhas, por favor!
Ygor Herique, 19 anos, redator publicitário e graduando de publicidade e propaganda. Negro, nerd e apaixonado por HQs, filmes e séries, principalmente, quando pode se sentir representado por algum personagem negro. Sonha com um mundo de igualdade de cor e oportunidades, e que a BBC coloque um ator negro para ser o Doctor Who.