fbpx
19.5 C
São Paulo
segunda-feira, 04 julho 2022
HomeCinemaQuantos apresentadores negros o Oscar já teve?

Quantos apresentadores negros o Oscar já teve?

A primeira celebração do Oscar aconteceu em 1929. Isso significa que a premiação está perto de completar 100 anos de existência. Destes 100 anos, quantos apresentadores negros você acha que a celebração já teve?

O Emmy é branco?

#OscarSoWhite

Entre 2015 e 2016, a hashtag #OscarSoWhite ganhou visibilidade depois que a maior nomeação do Oscar indicou, entre os seus 20 selecionados, um total de zero atores negres para possivelmente receber o troféu. Esse “curioso” evento ficou muito marcado na internet, daí a hashtag, gerando até boicote de grandes artistas de Hollywood, como Jada Pinkett Smith e Spike Lee.

Vale lembrar que esta não é a primeira – e infelizmente é bem provável que não seja a última – premiação em que a branquitude é excessivamente representada, cultuada e premiada. Muitos artistas, como The Weeknd, por exemplo, tem dito o mesmo sobre o Grammy – e até aqui no Brasil dá pra pensar em algumas premiações, como o Prêmio Multishow, que teve a coragem de chamar artistas negras pra se apresentar, mas não fez indicou mulheres negras com álbuns impactantes para os maiores prêmios da noite.

E isso aconteceu entre 2 anos de premiação porque um boicote só realmente não foi o suficiente e os membros da premiação não tomaram o mínimo de providências necessárias para garantir que o feito não se repetisse. Bom, vou deixar vocês adivinharem o gênero e a cor das pessoas responsáveis por essas e outras decisões do Oscar, tá?

Aí passados esses 2 anos, as coisas começaram a mudar (um pouquinho) e, apesar de os membros serem majoritariamente homens brancos, a pessoa escolhida para se retratar sobre a situação foi Cheryl Boone-Isaacs, a primeira mulher negra a ocupar a presidência da premiação, que, neste período, firmou o compromisso de envolver mais 400 membros nas decisões do Oscar, com as premissas de que fossem jovens e viessem de diferentes contextos sociais.

Quem já apresentou o Oscar?

A mudança parece estar a caminho. Mas ela é tão lenta, mas tão lenta que, bom, Cheryl Boone-Isaacs é a 35ª presidente do Oscar, mas é apenas a 3ª mulher a ocupar o cargo e a primeira mulher negra. O cenário para aqueles que sonham em apresentar a premiação também está bem parecido. A Essence comentou sobre os poucos nomes que já estiveram à frente da premiação, você pode conferir abaixo:

Sammy Davis Jr

O ator e comediante Sammy Davis. Jr foi a primeira pessoa negra a apresentar o Oscar, em 1972. (Foto: Reprodução)

O ator e comediante Sammy Davis Jr foi a primeira pessoa negra a apresentar o Oscar, em 1972, e de quebra ainda voltou em 1975 ao lado de Frank Sinatra, Bob Hope e Shirley MacLaine.

Richard Pryor

Richard Pryor foi apenas o segundo homem negro a apresentar o Oscar. (Foto: Bob Riha Jr/WireImage)

Assim como Sammy Davis Jr., O ator, escritor e comediante Richard Pryor participou da premiação duas vezes: na primeira, em 1977, apresentou os indicados ao lado de Jane Fonda, Warren Beatty e Ellen Burstyn, e, na segunda, em 1983, ao lado de Liza Minnelli, Dudley Moore e Water Matthau.

Whoopi Goldberg

22 anos depois da apresentação do Oscar por um homem negro, chegou a vez de Whoopi Goldberg fazer história. (Foto: Reprodução)

Levou mais de 20 anos depois que um homem negro conseguisse o feito de apresentar um Oscar para que uma mulher negra tivesse a mesma experiência. Mas também quando ela chegou, chegou. Suas apresentações aconteceram 4 vezes: em 1994, 1996, 1999 e 2002. Whoopi também quebrou outra barreira, ao se tornar a primeira mulher a fazer uma apresentação solo. Nossa, pouco tempo pros caras confiarem nas mulheres, né?!

Chris Rock

Chris Rock apresentou o Oscar em 2005 e 2016. (Foto: Reprodução)

O comediante e ator – que parece que “só” faz comédia, mas não, tem drama também – foi responsável pela cerimônia de 2005 e depois de 2016 também.

Kevin Hart

Kevin Hart havia sido convidado para ser o apresentador do Oscar em 2019, mas acabou recusando o convite. (Foto: Reprodução)

A Essence foi bastante generosa ao considerar Kevin Hart como um dos apresentadores porque o que aconteceu foi que, em 2019, o ator e comediante foi escolhido para ser o apresentador da premiação, mas descobriram que anos antes ele havia feito posts homofóbicos no Twitter e começaram a surgir rumores questionando se ele seria mesmo o apresentador do evento ou não.

Em sua série na Netflix, Hart conta que os organizadores pediram que ele se desculpasse pelos antigos tweets. Ele explicou ser outra pessoa e que aqueles posts não o representavam mais, mas recusou o convite para ser o apresentador daquele ano.

Compartilhe

Thais Sena
Thais Senahttps://todosnegrosdomundo.com.br
Sou professora de inglês, formada em Comércio Exterior, estudante de Pedagogia na Universidade Federal de São Paulo e parte do grupo de Pesquisa Laroyê - Culturas Infantis e Pedagogias Descolonizadoras. Já atuei como professora voluntária e em projetos populares, fez formação em parceria com a Prefeitura de São Paulo e o Conselho Britânico e há 6 anos atua também na Ebony English, que ensina inglês com cultura negra.
- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES