Em menos de um mês, “Ponta de Lança” alcançou mais de um milhão de visualizações no Youtube. O RAP composto, produzido e interpretado por Rincon Sapiência é, ao mesmo tempo, provocação aos admiradores do RAP nacional e homenagem aos MCs (mestres de cerimônia).
Segundo a descrição do vídeo, o novo trabalho do artista busca o resgate da cultura do MC, em que é valorizada “a magia das palavras, o encaixe das rimas e as histórias contadas através das letras”. Apesar da crítica levantada por Rincon, o artista busca ainda reafirmar pontos da cultura preta e periférica, diretamente relacionada à cultura do MC.
Embora surgido na Jamaica, o mestre de cerimônia só recebeu essa nomeação nos EUA, através do Hip Hop. Mais tarde, os MCs ganharam tanta popularidade no Brasil – principalmente através do movimento Hip Hop e do Funk -, que Max B.O., considerado o “mestre do freestyle nacional”, foi responsável pelo surgimento do dia nacional do MC, celebrado ontem.
Por isso, na vibe do aniversário atrasado, vale a pena conferir o novo trabalho de Rincon Sapiência que, com versos como “quente que nem a chapinha no crespo, não – crespos tão se armando”, reafirma a identidade cultural do povo negro e finaliza com o melhor recado possível: “os preto é chave – abram os portões”.