Em março, no MASP, a Orquestra Sinfônica Heliópolis (OSH) inaugura o calendário de concertos do Instituto Baccarelli. Regido pelo maestro Edilson Ventureli, o espetáculo conta com a participação de QishanShi, pianista chinesa que venceu a primeira edição do concurso Jovens Solistas Baccarelli/Azusa Pacific University (APU).
A orquestra, idealizada pelo Instituto Baccarelli, representa a música como forma de desenvolvimento cultural na segunda maior favela da América Latina, desde a década de 90. O projeto foi instituído quando, em 1996, um incêndio tomou conta da favela de Heliópolis, comovendo o maestro Silvio Baccarelli que acompanhava o caso pela televisão. Após o acidente, foram instituídos cursos gratuitos de formação musical e doados instrumentos a quem queria aprender música.
Em 2015, a história da criação se tornou filme nacional. O longa “Tudo o que aprendemos juntos”, de Sérgio Machado, foi inspirado na formação do grupo e contou a história de Laerte, interpretado por Lázaro Ramos, e de outros jovens inseridos no projeto musical. Inclusive, exceto o ator, todos os jovens que protagonizaram a obra eram realmente da favela de Heliópolis.
Heliópolis, hoje, tem uma das maiores orquestras do Brasil levando seu nome e sua gente. E o melhor: no dia 19 de março, às 11 horas, é possível assistir a apresentação do grupo por R$ 10 a inteira e R$ 5 a meia. O espetáculo acontece no Auditório MASP, na Avenida Paulista, e o ingresso pode ser adquirido na bilheteria MASP ou pelo site www.ingressorapido.com.br. Vale a pena conferir!